6 Dicas para uma Gestão de Compras Eficiente

A gestão de compras é parte essencial para manter o processo de produção e de qualificação de entrega de produtos no mercado de atuação da empresa.

Sabemos que o setor de compras é importante para o crescimento sustentável para que a empresa possa de fato crescer aplicando estratégias nesse setor.

Dessa forma a corporação torna-se mais competitiva compreendendo o ambiente de negócio no qual ela está inserida, gerando formas de identificar os melhores fornecedores e tornar a área mais estratégica e eficiente.

A gestão de compras

Grande parte da gestão da empresa deve se focar na aquisição de produtos e serviços para a plena produção da empresa e disponibilidade de produtos para atender a uma determinada demanda.

A seguir apresentamos seis dicas essenciais para melhorar esse processo de gestão e aplicar a melhor eficiência possível.

1 – Capital intelectual

É fundamental selecionar os melhores profissionais para atuar nesse segmento dentro da empresa, e logo começar a capacitar os compradores que representarão a empresa nessa missão.

A capacitação deve ensinar a atuar de forma mais estratégica e assertiva para selecionar os melhores fornecedores e identificar as melhores oportunidades.

2 – KPIs de compras

É orientada a criação de KPIs para ajudar no monitoramento de dados relacionados ao setor de compras visando alavancar o resultado do desempenho dos profissionais com todo o cuidado.

Permite ainda a criação de metas mais realistas e agressivas para motivar as equipes de compras.

3 – Alinhamento do estoque

A empresa deve manter as áreas de compras e de estoque de forma alinhada, isso ajuda a evitar que o estoque permaneça parado para não gerar custos com armazenamento em excesso.

Além dos riscos, é importante evitar a perda de mercadorias que podem gerar custos nos preços finais para o uso do produto ou para a venda.

Ao manter o setor de compras alinhado ao setor de controle de estoque é possível evitar acúmulo de produtos, perdas e falta de monitoramento de prazos de validade causados no caso de produtos perecíveis.

Dessa forma, os setores de compras e de estoque devem atuar de forma conjunta, analisando sempre o histórico de compras e de vendas, permitindo a realização de previsão de demanda.

4 – Seleção de fornecedores

A empresa através de uma boa gestão de compras pode conseguir selecionar os melhores fornecedores para o setor de produção ou de vendas da empresa.

De certa forma, quando um fornecedor não pode atender um determinado nível de qualidade, isso pode afetar a performance e o desempenho da empresa.

5 – Busque o melhor relacionamento com o fornecedor

A corporação precisa buscar criar os melhores relacionamentos com os fornecedores, lembrando que isso faz parte de uma boa gestão no segmento B2B.

Além de considerar a constante troca de informações, a empresa deve analisar as condições de manter um bom controle de compras no mercado B2B de modo transparente e orientado sob as melhores estratégias de vendas e de produção.

O principal objetivo é gerar os melhores resultados para ambas as partes como forma de gerar compras recorrentes (compras que se repetem) com relação ao produto ou marca do melhor fornecedor.

6 – Plataforma de controle

É indicado o uso de software de controle de entrada e saída de produtos atrelado aos dados gerados pelo controle de compras para verificar datas, produtos e todo o histórico.

Conclusão

Neste artigo apresentamos os principais conceitos relacionados à gestão de compras e como essa prática pode de fato impactar positivamente no dia a dia da empresa.

Leia também:

SIGA-NOS NO LINKEDIN

@deverhum-consulting

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>