A gestão de compras é parte essencial para manter o processo de produção e de qualificação de entrega de produtos no mercado de atuação da empresa.
Sabemos que o setor de compras é importante para o crescimento sustentável para que a empresa possa de fato crescer aplicando estratégias nesse setor.
Dessa forma a corporação torna-se mais competitiva compreendendo o ambiente de negócio no qual ela está inserida, gerando formas de identificar os melhores fornecedores e tornar a área mais estratégica e eficiente.
A gestão de compras
Grande parte da gestão da empresa deve se focar na aquisição de produtos e serviços para a plena produção da empresa e disponibilidade de produtos para atender a uma determinada demanda.
A seguir apresentamos seis dicas essenciais para melhorar esse processo de gestão e aplicar a melhor eficiência possível.
1 – Capital intelectual
É fundamental selecionar os melhores profissionais para atuar nesse segmento dentro da empresa, e logo começar a capacitar os compradores que representarão a empresa nessa missão.
A capacitação deve ensinar a atuar de forma mais estratégica e assertiva para selecionar os melhores fornecedores e identificar as melhores oportunidades.
2 – KPIs de compras
É orientada a criação de KPIs para ajudar no monitoramento de dados relacionados ao setor de compras visando alavancar o resultado do desempenho dos profissionais com todo o cuidado.
Permite ainda a criação de metas mais realistas e agressivas para motivar as equipes de compras.
3 – Alinhamento do estoque
A empresa deve manter as áreas de compras e de estoque de forma alinhada, isso ajuda a evitar que o estoque permaneça parado para não gerar custos com armazenamento em excesso.
Além dos riscos, é importante evitar a perda de mercadorias que podem gerar custos nos preços finais para o uso do produto ou para a venda.
Ao manter o setor de compras alinhado ao setor de controle de estoque é possível evitar acúmulo de produtos, perdas e falta de monitoramento de prazos de validade causados no caso de produtos perecíveis.
Dessa forma, os setores de compras e de estoque devem atuar de forma conjunta, analisando sempre o histórico de compras e de vendas, permitindo a realização de previsão de demanda.
4 – Seleção de fornecedores
A empresa através de uma boa gestão de compras pode conseguir selecionar os melhores fornecedores para o setor de produção ou de vendas da empresa.
De certa forma, quando um fornecedor não pode atender um determinado nível de qualidade, isso pode afetar a performance e o desempenho da empresa.
5 – Busque o melhor relacionamento com o fornecedor
A corporação precisa buscar criar os melhores relacionamentos com os fornecedores, lembrando que isso faz parte de uma boa gestão no segmento B2B.
Além de considerar a constante troca de informações, a empresa deve analisar as condições de manter um bom controle de compras no mercado B2B de modo transparente e orientado sob as melhores estratégias de vendas e de produção.
O principal objetivo é gerar os melhores resultados para ambas as partes como forma de gerar compras recorrentes (compras que se repetem) com relação ao produto ou marca do melhor fornecedor.
6 – Plataforma de controle
É indicado o uso de software de controle de entrada e saída de produtos atrelado aos dados gerados pelo controle de compras para verificar datas, produtos e todo o histórico.
Conclusão
Neste artigo apresentamos os principais conceitos relacionados à gestão de compras e como essa prática pode de fato impactar positivamente no dia a dia da empresa.
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