Entenda a Importância de Logística para o Varejo Online

A logística para o varejo online requer profissionalização e visão estratégica para a implementação de atividades previstas no planejamento e na execução de atividades relacionadas ao transporte e na gestão do armazenamento dos produtos.

Em relação às vendas realizadas através da internet, o principal foco é garantir prazos a serem cumpridos mantendo a capacidade de entrega com valor para o cliente.

Tudo envolve também o tamanho do estoque em todas as informações dos produtos, considerando desde o ponto de produção até o consumidor final.

Nos últimos anos, o e-commerce tem se especializado ainda mais e se tornando tão presente quanto o comércio tradicional, mantendo estratégias de posicionamento e de vendas alinhadas à logística.

Logística para o Varejo Online

Compreender a logística dedicada para o setor do varejo exige que a empresa faça pesquisa de mercado, selecione produtos e meios de produção para atender a diferentes perfis de clientes para vencer em um mercado cada vez mais competitivo.

A seguir apresentamos importantes orientações para o empreendedor aprender a organizar e planejar esse setor tão fundamental para o crescimento de sua marca no mercado.

1 – Perspectiva de mercado

Considerando dados do site Reclame Aqui, entre os meses de março e abril de 2020, tivemos o registro de mais de 192 mil reclamações relacionadas a atrasos na entrega de produtos.

Considerando também outra pesquisa feita pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), mais de 60% das lojas online possuem como principal desafio superar riscos gerados com o descumprimento de prazos que podem impactar diretamente na fidelização do cliente.

2 – Processo de recebimento de produtos

Em relação ao processo de recebimento de mercadorias difere do mercado físico que costuma receber produtos em grandes quantidades para atender a uma demanda presencial e constante.

Por outro lado, no ambiente digital, o e-commerce mantém um abastecimento contínuo porém fracionado para manter uma maior variedade de produtos, para manter conhecimento e controle sobre níveis de estoque.

3 – Ponto de armazenagem

É importante que o armazém ou o galpão tenha a devida estrutura para armazenar os produtos de forma adequada com a linha de saída para a entrega do produto vendido no site da empresa.

A empresa pode usar o mesmo ponto de armazenamento de estoque tanto para os produtos que atenderão às lojas físicas quanto para atender às lojas virtuais.

4 – Processo de transporte

Geralmente, a logística para varejo on-line conta não somente com transporte próprio da empresa, mas também das transportadoras e dos serviços dos correios.

5 – Processamento de pedidos

O processamento de registro de entradas e saídas de produtos deve ajudar no processamento de pedidos como forma de adequar a separação e destinação dos produtos para o cliente.

Em todos os casos, esses processos devem ser eficientes abrangendo a separação e preparação dos pedidos, mantendo os passos dos pagamentos e envio via transporte.

Conclusão

Portanto, a logística para varejo online é importante para negócios de pequeno ou de grande porte, pois a empresa deve transmitir mais confiança para os seus clientes mantendo as condições de entrega dentro do prazo.

Leia também:

SIGA-NOS NO LINKEDIN

@deverhum-consulting

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>