A logística para o varejo online requer profissionalização e visão estratégica para a implementação de atividades previstas no planejamento e na execução de atividades relacionadas ao transporte e na gestão do armazenamento dos produtos.
Em relação às vendas realizadas através da internet, o principal foco é garantir prazos a serem cumpridos mantendo a capacidade de entrega com valor para o cliente.
Tudo envolve também o tamanho do estoque em todas as informações dos produtos, considerando desde o ponto de produção até o consumidor final.
Nos últimos anos, o e-commerce tem se especializado ainda mais e se tornando tão presente quanto o comércio tradicional, mantendo estratégias de posicionamento e de vendas alinhadas à logística.
Logística para o Varejo Online
Compreender a logística dedicada para o setor do varejo exige que a empresa faça pesquisa de mercado, selecione produtos e meios de produção para atender a diferentes perfis de clientes para vencer em um mercado cada vez mais competitivo.
A seguir apresentamos importantes orientações para o empreendedor aprender a organizar e planejar esse setor tão fundamental para o crescimento de sua marca no mercado.
1 – Perspectiva de mercado
Considerando dados do site Reclame Aqui, entre os meses de março e abril de 2020, tivemos o registro de mais de 192 mil reclamações relacionadas a atrasos na entrega de produtos.
Considerando também outra pesquisa feita pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), mais de 60% das lojas online possuem como principal desafio superar riscos gerados com o descumprimento de prazos que podem impactar diretamente na fidelização do cliente.
2 – Processo de recebimento de produtos
Em relação ao processo de recebimento de mercadorias difere do mercado físico que costuma receber produtos em grandes quantidades para atender a uma demanda presencial e constante.
Por outro lado, no ambiente digital, o e-commerce mantém um abastecimento contínuo porém fracionado para manter uma maior variedade de produtos, para manter conhecimento e controle sobre níveis de estoque.
3 – Ponto de armazenagem
É importante que o armazém ou o galpão tenha a devida estrutura para armazenar os produtos de forma adequada com a linha de saída para a entrega do produto vendido no site da empresa.
A empresa pode usar o mesmo ponto de armazenamento de estoque tanto para os produtos que atenderão às lojas físicas quanto para atender às lojas virtuais.
4 – Processo de transporte
Geralmente, a logística para varejo on-line conta não somente com transporte próprio da empresa, mas também das transportadoras e dos serviços dos correios.
5 – Processamento de pedidos
O processamento de registro de entradas e saídas de produtos deve ajudar no processamento de pedidos como forma de adequar a separação e destinação dos produtos para o cliente.
Em todos os casos, esses processos devem ser eficientes abrangendo a separação e preparação dos pedidos, mantendo os passos dos pagamentos e envio via transporte.
Conclusão
Portanto, a logística para varejo online é importante para negócios de pequeno ou de grande porte, pois a empresa deve transmitir mais confiança para os seus clientes mantendo as condições de entrega dentro do prazo.
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