Entenda a hierarquia do setor de compras

Definir corretamente a hierarquia do setor de compras permite à empresa enxergar novas oportunidades de redução de custos e adquirir produtos de qualidade sem comprometer os demais departamentos da empresa.

Saber planejar o processo de compra de insumos, matéria-prima e produtos é fundamental para aumentar a margem de lucros da empresa.

Empresas que possuem excelência administrativa e gestora sabem tomar cuidados para desenvolver o melhor tipo de planejamento, determinar políticas de ação e aprender a qualificar fornecedores.

Neste artigo, apresentamos os principais conceitos desse tipo de hierarquia e como é oportuno profissionalizar o departamento de compras da sua empresa.

A Hierarquia do setor de compras

Quando uma empresa estrutura o seu setor de aquisição de insumos, matéria-prima e produtos, ela se torna mais fortalecida. E neste projeto, a hierarquia abrange o planejamento, o processo de gestão de fornecedores, negociação e avaliação de cada etapa.

Estamos falando de etapas fundamentais que devem se fazer presentes no departamento de compras, orientando sempre a aquisição de produtos e serviços que sejam necessários para o funcionamento da empresa, bem como para a sua produção e revenda.

Gerente ou Diretor de Compras

A hierarquia do setor de compras começa na atuação do Gerente ou Diretor de compras.

Esses profissionais altamente treinados são responsáveis ​​por elaborar estratégias eficazes de compras, encontrar negócios e fornecedores com boa relação custo-benefício e gerenciamento da cadeia de suprimentos desde a requisição inicial até o pagamento da fatura.

Eles avaliam e compram matérias-primas, produtos e serviços enquanto criam estratégias para cortar custos e atender aos objetivos da empresa. Uma descrição típica do cargo de diretor de compras inclui habilidades de negociação e experiência em gerenciamento de cadeia.

Coordenador

Os Coordenadores de compras são profissionais responsáveis por analisar e se familiarizar com o comportamento do consumidor para determinar quais produtos são mais indicados para cada perfil de consumidor. Eles geralmente trabalham subordinados ao Gerente de Compras.

Atendente de Compras ou Agente de Compras

Os Atendentes ou Agentes de compras são os principais responsáveis ​​pela preparação dos pedidos de compra.

Eles comparam pedidos de compra com requisições para decidir se os pedidos são adequados e ajustam as quantidades de produtos quando necessário.

Eles lidam com todas as consultas de clientes e fornecedores sobre pedidos, status, alterações, pagamentos de faturas e cancelamentos.

Habilidades de controle de estoque, logística, matemática e atendimento ao cliente são uma obrigação para esta posição. Requisitos típicos para esta posição inclui um diploma de bacharel em negócios.

Comprador

O Comprador é o profissional responsável por efetuar as compras diretamente com vendedores, consultores e distribuidores em geral. É ele o principal elo entre sua empresa e o seu fornecedor.

Agente Logístico

Embora esta seja uma função ainda menos utilizada na maioria das empresas no mundo, mas, o Agente de Logística é uma peça fundamental para que seus produtos cheguem de forma correta e dentro dos prazos.

A compra é uma grande responsabilidade do Agente de Logística, pois são eles que gerenciam de forma exclusiva as compras no front-end e no back-end.

Conclusão

Portanto, a abordagem de um projeto de hierarquia do setor de compras profissionaliza o processo de aquisição de insumos, matéria-prima, produtos e serviços para gerar valor para as atividades da empresa.

Se sua empresa ainda não possui setor de compras profissional, fale conosco e descubra como organizar, reduzir custos e maximizar seus lucros!

SIGA-NOS NO LINKEDIN

@deverhum-consulting

 

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: