Gestão de Fornecedores: da pesquisa à contratação

A gestão de fornecedores abrange várias etapas de trabalho, incluindo a pesquisa de mercado para encontrar empresas que possam fornecer serviços e produtos, qualificação de parceiros e a homologação das empresas selecionadas para realizar o fornecimento.

De todo modo, depois da qualificação e homologação, os gestores devem fortalecer o projeto de cadeia de suprimentos e incluir no projeto fornecedores que de fato fortaleçam toda a sequência de supply chain.

Em determinados casos, a escolha pode até mesmo não ser definitiva, mas sempre existe a missão de não desperdiçar dinheiro, tempo e orientação de estoque com a preocupação de não elevar os riscos da empresa no mercado.

Inicialmente, o melhor funcionamento da cadeia logística também depende de vários fatores como tempo, prazo, qualidade, identificação de oportunidades e, sobretudo, a qualificação dos fornecedores.

A melhor gestão de fornecedores

Devemos ressaltar que, fornecedores de qualidade ajudam a garantir a continuidade do negócio, o nível de atendimento ao cliente final, além de aprimorar o controle da cadeia de suprimentos.

Esses pontos ampliam a rentabilidade para a empresa, lembrando que fornecedores de baixa qualidade podem gerar atrasos, inadequações e riscos para a empresa contratante.

O que fazer?

A seguir apresentamos os principais passos para selecionar os fornecedores da empresa.

1 – Pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é essencial para todos os tipos de empresas que precisam selecionar bons fornecedores para manutenção de estoques e ativos de mercado.

Trata-se de um processo de escolha que envolve cotação e análise de propostas visando encontrar o que realmente é necessário para o ritmo de produção e atendimento da empresa.

Durante a pesquisa é fundamental encontrar o máximo de informações e identificar se o potencial parceiro possui certificação no mercado.

2 – Credibilidade

A credibilidade do potencial fornecedor deve ser confirmada, sendo importante verificar se o parceiro já atende outros players no mesmo mercado, se possui histórico de atuação e portfólio seguro de produtos.

Em alguns casos é indicado conversar com outras empresas do setor que já comercializam algo do fornecedor identificado e compreender os pontos fortes e fracos do fornecedor no atual mercado de atuação.

3 – Verifique a qualidade

Outro passo é analisar a qualidade de cada produto ou serviço a ser comercializado. Neste caso, o representante do fornecedor pode apresentar amostras a serem analisadas.

Essa etapa ajudará a reduzir o tempo de análise e de resposta em processos de compras futuras.

​4 – Transparência

A empresa contratante deve verificar se o potencial parceiro de negócio atua no mercado de modo transparente. Existem empresas que podem oferecer produtos e serviços para o seu negócio e, ao mesmo tempo, já oferecem algo para concorrentes e para instituições públicas.

É importante verificar se a qualidade que pretende entregar para a sua empresa é a mesma entregue como padrão para outras empresas e se o potencial fornecedor não apresenta algum tipo de complicação jurídica em compras públicas na justiça.

5 – Prazos

Verifique se a empresa fornecedora costuma cumprir prazos e não deixará o seu negócio e, principalmente, seus clientes esperando demais por insumos ou produtos finais.

Conclusão

Portanto, é importante seguir esses cinco passos fundamentais para a gestão de fornecedores que apresentamos neste artigo para garantir as melhores entregas e os melhores resultados para a cadeia de suprimentos.

Leia também:

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.