Armazenagem Flow Rack: Conceito, Vantagens e Desvantagens

Ao abordarmos sobre o conceito de Flow Rack estamos nos referindo a um eficiente sistema de armazenagem de caixas e embalagens, lembrando que essa armazenagem é feita para operação FIFO (“First In e First Out”) ajudando no processo de organização de pequenos volumes de produtos.

Estamos considerando sistemas rotativos que são utilizados para a ação de reposição e manuseio de mercadorias estocadas de modo prático e fácil.

Essa metodologia ainda pode ser usada em conjunto com outros sistemas de operação das transportadoras como o processo de separação (picking) o que torna a tarefa mais organizada.

Apresenta a possibilidade de utilizar planos a serem regulados conforme a necessidade operacional do setor de armazenagem de caixas.

O sistema de armazenagem flow rack

Esse sistema é bastante usado para o armazenamento manual das caixas em apoio direto às atividades das linhas de transportadoras, melhorando as atividades para os produtos que são embalados para o ponto de expedição posterior da linha de trabalho.

Através desse sistema a empresa conta um processo de montagem composto por pistas formadas por rodízios plásticos de modo inclinado, onde cada caixa segue uma sequência para serem expedidas de um lado e logo recebidas de outro lado.

Por meio do sistema FIFO temos o processo de primeiro item que entra e o primeiro item que sai, permitindo que as caixas de embalagens sejam bem separadas para as linhas de transportadoras.

Mais dinamismo

Esse sistema permite também mais dinamismo sendo ideal para o processo de rotação para pequenos volumes de maneira automática de forma positiva para a seleção de controle de estoques e também para produtos fracionados a serem usados no processo logístico de manuseio.

Deslocamento facilitado

Essa prática também facilita o processo de deslocamento para os produtos armazenados, agilizando a ação da gravidade, de reposição dos produtos, bem como todos os esforços de manuseio.

O funcionamento do sistema

O sistema permite o funcionamento de planos de carregamentos de forma efetivas para o processo de armazenamento, contando com a montagem de trilhos de alumínios bem estruturados, incluindo rodízios de polipropileno com sustentação em eixos de aço galvanizado, e regulagem com espaços e apoios bem construídos.

Toda a estrutura deve considerar o tipo e o peso de cada tipo de embalagem ou mercadoria a ser suportada no processo. Lembrando que cada tipo de posta do sistema de rodízio são compostas por pentes, aplicação de regulagem variável e planos que procuram gerar acesso mais rápido e rotas mais curtas.

Todo esse tipo de estrutura permite melhores processos de manuseio e de utilização de material.

Vantagens

Dentre as principais vantagens desse sistema é a possibilidade de organizar os produtos armazenados, considerando facilidade na localização e utilização de cada ativo.

Outra vantagem é manter o giro dos produtos por meio da automatização de modo efetivo e simples.

Conclusão

Sendo assim, a aplicação desse método permite melhorar o ritmo de fornecimento de material e de controle de diferentes tipos de ativos seja para o processo de entrega para linhas de montagem, mantendo a qualidade e a redução de perdas para a empresa.

Siga-nos no Linkedin

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: