Dicas Para um Controle de Estoque Eficiente no Excel

O controle de estoque no Excel é uma prática segura e comum no processo de administração e gestão de estoque de insumos e produtos em uma empresa.

É necessário utilizar ferramentas digitais adequadas para o desenvolvimento e organização de dados para reduzir a perda de informações e tornar os processos menos complicados.

Devemos ressaltar que o estoque é um dos pontos mais cruciais para a diferenciação de uma empresa em seu mercado, podendo orientar da melhor forma, quando bem organizado, as vendas e o faturamento da corporação.

Faz parte do dia a dia de um administrador esse tipo de controle, seja no ramo atacadista, varejista ou até mesmo nas linhas de produção visando evitar prejuízo e reduzir perda de insumos e de tempo.

Organizando controle de estoque no Excel

O administrador pode desenvolver uma personalização dos dados através de diferentes perfis de planilha de controle, usando os campos e as orientações de cada coluna conforme a quantidade de informação do programa.

A empresa pode organizar colunas de entrada, colunas de saída, o número do código do produto, a descrição de cada material ou produto, unidade, informações como data de dia e mês, quantidades de cada unidade, informações de custo e o nome do fornecedor.

Ressaltamos que os dados referentes a datas, quantidades e valores devem ser registrados tanto na entrada quanto na saída de cada produto.

Em muitos casos, também é indicado informar o motivo e decisão sobre a saída de cada mercadoria.

O preenchimento

É importante ter bastante atenção com o preenchimento dos dados nos campos de cada tipo de planilha. Por exemplo, os dados dos registros de entrada devem ocorrer quando do recebimento dos itens.

Por outro lado, o dado de saída não é restrito somente na etapa da venda, mas em casos de perdas, erros de manipulação, vencimento da data de validade, deterioração e até mesmo furto.

Manuseio

Ressaltamos que o manuseio da planilha precisa ser prático e manter os dados sempre atualizados, sempre que possível em tempo real.

Em caso de trabalho em equipe, é importante manter o manuseio sempre acessível para todos de forma inteligível e fácil.

Planilha pronta

Alguns profissionais buscam baixar e utilizar uma planilha já pronta, muitas vezes já disponível na internet.

Porém, a planilha pronta poderá necessitar de ajustes e de adaptações conforme a necessidade diária da empresa em seus projetos.

Conclusão

Neste artigo falamos da importância de uma planilha que pode ser criada, melhorada e, em certos casos, baixada já pronta na internet.

Para algumas pessoas pode ser desafiador organizar e atualizar uma planilha constantemente, sendo necessário ter bons conhecimentos em Excel e em outros programas similares para executar tal função.

Faz parte de todo o planejamento organizar, salvar e atualizar planilhas de modo profissional e de maneira bem orientada, principalmente, no caso de tarefas compartilhadas em comum com as equipes de trabalho na empresa.

De todo o modo é importante conhecer os dados e suas origens antes de inseri-las no campo e nas células de cada coluna.

Leia também:

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: