Gestão de Compras e Fornecedores: 5 erros comuns

Sabemos que grande parte das empresas necessitam da gestão de compras para viabilizar o seu funcionamento e crescimento no mercado. Grande parte das empresas precisam dessa metodologia e de sua aplicação para escalar mercados.

Sem comprar insumos, matérias-primas e ferramentas será impossível para a empresa produzir, vender produtos e serviços ou ter capacidade de atendimento aos seus clientes em seu mercado de atuação.

Em todos os casos saber selecionar os fornecedores certos ajuda a fortalecer as capacidades da empresa para de fato ter condições técnicas e materiais para atuar em seu mercado considerando o fornecedor como um parceiro.

O que é gestão de compras?

Quando falamos em gestão de compras e de fornecedores estamos envolvidos como atividades de identificação, gerenciamento e aquisição de produtos e de recursos que são necessários para gerir a empresa.

Considerando os principais objetivos da empresa junto aos fornecedores, é importante focar no controle de custos, alocação de recursos eficientes e realização de coleta de informações.

Ao aplicar esse tipo de gestão a gestão poderá utilizar recursos que possam elevar a qualificação dos produtos, aumentar os lucros e gerar eficiência.

5 erros mais comuns na gestão de compras

A seguir apresentamos os cinco erros mais comuns que envolvem a gestão de compras:

1 – Erros na comunicação

Antes de realizar o planejamento de compra é fundamental que no ambiente interno da empresa exista uma excelente comunicação com os outros departamentos. Ter e manter o diálogo certo e aberto é fundamental para ajudar o processo de identificação das verdadeiras necessidades da empresa junto aos seus fornecedores.

2 – Setor de compras sem estrutura

Manter um setor de compras desestruturado pode comprometer os resultados, principalmente quando há um setor ou departamento de compras onde a equipe não possui capacitação e poucas ferramentas.

3 – Falta de planejamento

Geralmente, o setor de compras é responsável por mais de 50% dos gastos de uma empresa, o que exige um planejamento que possa ser mais preciso e mais coerente.

O planejamento ajudará a definir prioridades de investimentos, de custos e de definição de gastos sem comprometer os resultados.

4 – Compras realizadas sem planejamento

Mesmo em casos emergenciais não é indicado fazer compras sem qualquer planejamento, estudo de orçamento ou quantificar corretamente dados e precificação de produtos.

É fundamental que haja planejamento em cada tipo de compra, para atender determinados setores ou áreas de produção.

5- Comprar além do necessário

Se uma gráfica precisa comprar uma peça para o seu equipamento de impressão, não adiantará sair comprando mais de uma peça sem necessidade.

O mesmo se aplicará para compra de rolos de papel e de suportes de tinta sem antes quantificar a produção de fato.

Conclusão

Neste artigo apresentamos os cinco principais erros que podem comprometer a gestão de compras. De todo modo o ato de comprar demais ou de menos é um dos fatores que mais podem comprometer os resultados de uma empresa.

De todo modo, é importante saber formar listas de fornecedores que sejam confiáveis, que tenham bons preços em seus orçamentos e qualidade de entrega e de serviços.

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