A principal função dessa metodologia é elevar a satisfação dos clientes em relação aos serviços oferecidos pela empresa.
Atualmente, com a ajuda da OTIF, boa parte das empresas procuram otimizar suas atividades ligadas ao setor de logística, principalmente, para entregar o produto para o cliente dentro do prazo prometido.
Considerando a concorrência e o crescimento do e-commerce, as atividades logísticas se tornam cada vez mais desafiantes. Geralmente, se um produto ou informação for perdida, todo o processo de qualificação de geração de valor para o cliente poderá ser perdido.
Sendo assim, o compromisso com prazos e a competitividade no atual mercado não aceita falhas. Dessa forma, os gestores mais atenciosos procuram inserir procedimentos e ferramentas para o monitoramento do trajeto do produto, desde a saída do ponto de venda (ou do estoque) até o destino final (o endereço de entrega do cliente).
O que é OTIF?
OTIF é uma sigla que no idioma inglês significa “On Time In Full”, e se refere a um indicador técnico de desempenho de tempo e qualidade para o processo de entregas de produtos.
A principal função dessa metodologia é elevar a satisfação dos clientes em relação aos serviços oferecidos pela empresa.
Mas, o que significa?
Quando falamos em “On Time In Full”, devemos lembrar que os termos “On Time” significa “data e horário” relacionado ao prazo referente ao local de entrega.
O termo “In Full” refere-se à necessidade do produto ser entregue completo e integralmente em suas especificações, qualidade e condições de uso.
Ajudando empresas
Essa metodologia quando empregada de forma planejada e com o uso de ferramentas certas torna-se num importante KPI, indicador de qualidade, para gerar qualidade e eficiência para a entrega do pedido.
Permite que todos os pedidos e encomendas sejam entregues dentro do prazo. Busca atender as expectativas dos clientes, visando elevar os níveis de satisfação do consumidor e ampliando o processo de fidelização.
Ao adotar o “On Time In Full”, temos uma importante operação, porém o nível de operação deve ser definido a partir do conjunto de informações, os períodos a serem apurados e elaboração dos indicadores corretos.
Relatórios
Posteriormente, a empresa que usa essa metodologia poderá gerar relatórios junto com os centros de estoque e com as transportadoras evitando extravios ou pedidos trocados.
A otimização
A aplicação dessa metodologia ajuda bastante a melhorar os resultados da empresas como:
- Qualificação do serviço de entrega;
- Redução do retrabalho;
- Redução de riscos na logística reversa;
- Elevação da qualidade do serviço da transportadora;
- E melhoria no grau de satisfação do cliente.
Soluções para o mercado
Ao aplicar essa metodologia, a empresa procura entregar para o cliente o produto certo dentro do prazo, mantendo o compromisso com o consumidor final.
Ao entregar dentro do prazo prometido, a empresa está “On Time”, e quando a empresa entrega o produto em perfeitas condições, está em “In Full”.
Portanto, a aplicação dessa ferramenta visa evitar o atraso de entregas e a manutenção da qualidade dos produtos. Essa metodologia é fundamental para grande parte das empresas.
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