A avaliação de fornecedores é um passo essencial e está ligado a um processo que visa analisar quais fornecedores podem de fato atender a empresa em seu processo de compras e de geração de soluções.
Para uma empresa ser de fato reconhecida ela precisa contar com bons fornecedores dentro das estratégias de produção e de empreendimento da corporação.
Ao identificar os melhores fornecedores, a empresa deve e pode obter melhores benefícios para gerar mais qualidade, capacidade de entrega e redução de custos de forma oportuna.
Avaliação de fornecedores
A empresa pode e deve seguir diferentes tipos de métodos e de normas para selecionar fornecedores da melhor forma possível, dentro de uma padronização que de fato atenda às necessidades de seus clientes. Veja a seguir os principais passos a serem seguidos.
1 – Cotação
A empresa pode e deve solicitar orçamentos relacionados à compra de produtos, prestação de serviços e verificar o potencial de qualidade que o fornecedor poderá conceder à empresa.
2 – Estabilidade
A estabilidade financeira do fornecedor e da empresa que contrata seus serviços e compra seus insumos é parte importante para evitar problemas futuros na aquisição. Pois quando o fornecedor é estável financeiramente ele pode atender seus parceiros da melhor forma possível.
3 – Especificações de produtos
O setor de compras da empresa ao realizar avaliação de fornecedores deve e pode pedir documento que descreva os produtos como quantidade, cor, altura, comprimento e demais dados a serem considerados.
4 – Desempenho operacional
A performance e atividade da empresa deve considerar o nível de desempenho do fornecedor a considerar detalhes como qualidade, flexibilidade, pontualidade, custo e todas as garantias envolvidas.
Objetivos
O processo de avaliação de fornecedores visa atender objetivos plenos para todos os lados, tanto para o fornecedor quanto para a empresa atendida.
Trata-se de um processo que dependerá de indicadores para melhorias para a performance do negócio, abrangendo desempenho, qualidade, capacidade de resposta ou de entrega e mais agilidade.
Esse tipo de avaliação está diretamente ligada à gestão de compras de forma inteligente, com a implementação de ações culturais ligadas à inteligência e à integração.
Além de implementação de diferentes ações e metodologias, as empresas podem e devem incluir novas rotinas favoráveis ao nível de qualidade de seus produtos finais e do desenvolvimento de melhores serviços a serem entregues para o cliente final.
Principais benefícios
A implementação de avaliação de fornecedores oferece grandes benefícios como o desenvolvimento de relacionamentos mais sólidos com os parceiros podendo dessa forma ampliar as oportunidades para a conquista de melhores parceiros de negócios.
Gera ainda importante vantagem competitiva que são impulsionadas a partir da inovação e da qualificação da relação de escolha de fornecedores focada na qualidade, no custo acessível e na geração de valor para o produto final.
Dessa forma, a empresa poderá se manter à frente de seus concorrentes gerando melhor reputação e melhor imagem em seu mercado de atuação.
Conclusão
Neste artigo apresentamos os principais conceitos relacionados à avaliação de fornecedores e seu impacto no projeto produtivo da empresa.
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