Avaliação de Fornecedores: você está fazendo certo?

A avaliação de fornecedores é um passo essencial e está ligado a um processo que visa analisar quais fornecedores podem de fato atender a empresa em seu processo de compras e de geração de soluções.

Para uma empresa ser de fato reconhecida ela precisa contar com bons fornecedores dentro das estratégias de produção e de empreendimento da corporação.

Ao identificar os melhores fornecedores, a empresa deve e pode obter melhores benefícios para gerar mais qualidade, capacidade de entrega e redução de custos de forma oportuna.

Avaliação de fornecedores

A empresa pode e deve seguir diferentes tipos de métodos e de normas para selecionar fornecedores da melhor forma possível, dentro de uma padronização que de fato atenda às necessidades de seus clientes. Veja a seguir os principais passos a serem seguidos.

1 – Cotação

A empresa pode e deve solicitar orçamentos relacionados à compra de produtos, prestação de serviços e verificar o potencial de qualidade que o fornecedor poderá conceder à empresa.

2 – Estabilidade

A estabilidade financeira do fornecedor e da empresa que contrata seus serviços e compra seus insumos é parte importante para evitar problemas futuros na aquisição. Pois quando o fornecedor é estável financeiramente ele pode atender seus parceiros da melhor forma possível.

3 – Especificações de produtos

O setor de compras da empresa ao realizar avaliação de fornecedores deve e pode pedir documento que descreva os produtos como quantidade, cor, altura, comprimento e demais dados a serem considerados.

4 – Desempenho operacional

A performance e atividade da empresa deve considerar o nível de desempenho do fornecedor a considerar detalhes como qualidade, flexibilidade, pontualidade, custo e todas as garantias envolvidas.

Objetivos

O processo de avaliação de fornecedores visa atender objetivos plenos para todos os lados, tanto para o fornecedor quanto para a empresa atendida.

Trata-se de um processo que dependerá de indicadores para melhorias para a performance do negócio, abrangendo desempenho, qualidade, capacidade de resposta ou de entrega e mais agilidade.

Esse tipo de avaliação está diretamente ligada à gestão de compras de forma inteligente, com a implementação de ações culturais ligadas à inteligência e à integração.

Além de implementação de diferentes ações e metodologias, as empresas podem e devem incluir novas rotinas favoráveis ao nível de qualidade de seus produtos finais e do desenvolvimento de melhores serviços a serem entregues para o cliente final.

Principais benefícios

A implementação de avaliação de fornecedores oferece grandes benefícios como o desenvolvimento de relacionamentos mais sólidos com os parceiros podendo dessa forma ampliar as oportunidades para a conquista de melhores parceiros de negócios.

Gera ainda importante vantagem competitiva que são impulsionadas a partir da inovação e da qualificação da relação de escolha de fornecedores focada na qualidade, no custo acessível e na geração de valor para o produto final.

Dessa forma, a empresa poderá se manter à frente de seus concorrentes gerando melhor reputação e melhor imagem em seu mercado de atuação.

Conclusão

Neste artigo apresentamos os principais conceitos relacionados à avaliação de fornecedores e seu impacto no projeto produtivo da empresa.

Veja também:

SIGA-NOS NO LINKEDIN

@deverhum-consulting

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>