Como definir os valores de uma empresa?

Toda empresa deve definir a missão, visão e valores de seus projetos e posicionamentos de mercado. Inicialmente, podemos definir os valores como conjunto de posicionamentos éticos que uma empresa forma em seu quadro e no seu código de conduta no mercado e perante a sociedade.

As principais atividades da empresa devem ser conceituadas na missão da corporação e a visão está atrelada aos objetivos do negócio.

Os valores intrínsecos de uma corporação devem ser considerados inegociáveis e, na prática, refletem os principais comportamentos no processo de tomada de decisão em diferentes setores da empresa.

Como definir os valores da empresa?

O conjunto de condutas a serem seguidas pela empresa e inseridos em seu posicionamento ético e produtivo deve considerar, nos primeiros passos de formação, as principais responsabilidades em relação à sociedade, o tratamento a ser direcionado ao cliente, o comportamento dos funcionários, os métodos de realização de negócios e as crenças ou convicções que a empresa segue e defende.

Porém, para definir determinados tipos de condutas, a empresa bem como seus gestores e colaboradores precisam realizar uma reflexão realista e bem compartilhada por todos.

A empresa pode e deve tratar as mensagens de forma bem direcionada e evitar mensagens vazias para evitar enganar os clientes com propaganda negativa ou reconhecida como enganosa.

O que fazer?

É importante ao gestor conhecer melhor a sua equipe, verificando se todos compartilham da missão, visão e valores da empresa, sendo importante compartilhar tais condutas também com os clientes.

Todas as ideias se resumem a gerar valores da empresa como parte dos esforços de ganho de mercado de forma ética e bem direcionada.

Porém, há uma grande diferença entre gerar valores para a empresa e para a sociedade, bem como gerar melhores condutas para os clientes e demais partes interessadas nos produtos e negócios da empresa.

Evite valores passageiros

Os gestores podem e devem evitar a criação de valores maquiados ou vazios. Outro fator é o de evitar a geração de valores passageiros que seguem tendências ligadas à moda do momento.

Quando um cliente decide por consumir uma marca ou produto ele sempre tomará a decisão de forma inconsciente sobre os valores tradicionais e consolidados no processo de atendimento de uma empresa no mercado.

Em todos os casos, a contratação de serviços e consumo de produtos envolve a identificação de valores em diferentes processos para analisar as vantagens e desvantagens.

Quando a empresa compartilha das condutas mais certas, ela pode adequar melhores ações para crescer no mercado e oferecer mais qualidade para seus clientes.

Conclusão

Portanto, é necessário que a empresa identifique pontos essenciais para declarar a missão, visão e valores a nortear as ações da corporação em seu mercado de atuação, visando definir os melhores valores e ações centrais para verificar excessos e enxergar melhores oportunidades.

Dessa forma, a empresa pode e deve desenvolver objetivos de alto nível e melhores condutas para as suas atividades.

SIGA-NOS NO LINKEDIN

@deverhum-consulting

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>