O clima organizacional é parte fundamental nas práticas produtivas de uma empresa. Dentro de um bom clima é possível incentivar e engajar equipes de colaboradores e gerar um fluxo de trabalho mais positivo.
Geralmente, o tipo do clima existente na empresa dependerá da percepção da equipe, podendo essa percepção ser positiva ou negativa, ou até mesmo interferir no cotidiano do trabalho e nos resultados da empresa.
Neste artigo apresentamos os quatro sinais a serem percebidos e o conceito desse tipo de clima para a empresa.
O que é clima organizacional?
Refere-se às condições ambientais, psicológicas e laborativas existentes na empresa ou em qualquer ambiente de trabalho, seja ele físico ou virtual.
A percepção sobre esse tipo de clima pode ser individual, coletivo ou compartilhado, podendo gerar péssimas consequências para os profissionais e para a empresa.
A seguir apresentamos os quatro sinais de um clima ruim no ambiente da empresa.
1 – Turn-over elevado
Quando falamos em “turn-over” nos referimos ao nível de rotatividade de funcionários na empresa, considerando o número de contratações e demissões na empresa.
Caso o número de demissões da empresa seja elevado, esse fator pode gerar muitas perdas, pois a saída constante de funcionários gera custos e perda de tempo com processos de demissões e admissões.
2 – Absenteísmo
Pode gerar alto nível de absenteísmo relacionado a problemas de saúde ou de plenas condições físicas por parte do funcionário para executar suas principais tarefas de trabalho.
Dessa forma, o absenteísmo pode gerar ausências e até afastamentos consecutivos, sendo um dos principais resultados de um clima negativo na empresa.
3 – Resultados ruins no programa de sugestões
O clima organizacional ruim pode gerar resultados de baixo nível colaborativo no programa de sugestões da empresa.
Em muitos casos, quando os funcionários decidem não participar das enquetes e dos programas de sugestões, a empresa perde com a geração de novas ideias e de trocas de experiências que poderiam ser cruciais para o melhor desenvolvimento da empresa.
4 – Perda de desempenho
Mesmo quando a equipe de funcionários é boa e apresenta alto índice de experiência e formação, ao conviver com um clima ruim, não consegue desempenhar suas atividades em alto nível, gerando desgaste e limitações.
Como se forma um clima ruim?
Esse tipo de clima se forma por responsabilidade dos gestores e funcionários de uma empresa, onde vários fatores podem gerar insatisfação e perda de engajamento entre gestores e colaboradores.
Dentre os principais fatores podemos destacar a gestão desqualificada, situações de assédio, ineficiência na comunicação interna e má compreensão dos objetivos a serem compartilhados.
Conclusão
Portanto o clima organizacional deve ser observado pelos gestores com a finalidade de evitar perdas e desvantagens para a empresa e para os seus colaboradores diretos.
Em muitos casos, um clima ruim pode gerar impactos diretos no bem-estar de todos, no relacionamento entre os setores da empresa e profundas perdas no desempenho da organização, prejudicando as metas e as práticas organizacionais.
É importante engajar os funcionários e implementar ações favoráveis para o ambiente de trabalho e para o relacionamento entre os profissionais.
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