4 sinais de um clima organizacional ruim

O clima organizacional é parte fundamental nas práticas produtivas de uma empresa. Dentro de um bom clima é possível incentivar e engajar equipes de colaboradores e gerar um fluxo de trabalho mais positivo.

Geralmente, o tipo do clima existente na empresa dependerá da percepção da equipe, podendo essa percepção ser positiva ou negativa, ou até mesmo interferir no cotidiano do trabalho e nos resultados da empresa.

Neste artigo apresentamos os quatro sinais a serem percebidos e o conceito desse tipo de clima para a empresa.

O que é clima organizacional?

Refere-se às condições ambientais, psicológicas e laborativas existentes na empresa ou em qualquer ambiente de trabalho, seja ele físico ou virtual.

A percepção sobre esse tipo de clima pode ser individual, coletivo ou compartilhado, podendo gerar péssimas consequências para os profissionais e para a empresa.

A seguir apresentamos os quatro sinais de um clima ruim no ambiente da empresa.

1 – Turn-over elevado

Quando falamos em “turn-over” nos referimos ao nível de rotatividade de funcionários na empresa, considerando o número de contratações e demissões na empresa.

Caso o número de demissões da empresa seja elevado, esse fator pode gerar muitas perdas, pois a saída constante de funcionários gera custos e perda de tempo com processos de demissões e admissões.

2 – Absenteísmo

Pode gerar alto nível de absenteísmo relacionado a problemas de saúde ou de plenas condições físicas por parte do funcionário para executar suas principais tarefas de trabalho.

Dessa forma, o absenteísmo pode gerar ausências e até afastamentos consecutivos, sendo um dos principais resultados de um clima negativo na empresa.

3 – Resultados ruins no programa de sugestões

O clima organizacional ruim pode gerar resultados de baixo nível colaborativo no programa de sugestões da empresa.

Em muitos casos, quando os funcionários decidem não participar das enquetes e dos programas de sugestões, a empresa perde com a geração de novas ideias e de trocas de experiências que poderiam ser cruciais para o melhor desenvolvimento da empresa.

4 – Perda de desempenho

Mesmo quando a equipe de funcionários é boa e apresenta alto índice de experiência e formação, ao conviver com um clima ruim, não consegue desempenhar suas atividades em alto nível, gerando desgaste e limitações.

Como se forma um clima ruim?

Esse tipo de clima se forma por responsabilidade dos gestores e funcionários de uma empresa, onde vários fatores podem gerar insatisfação e perda de engajamento entre gestores e colaboradores.

Dentre os principais fatores podemos destacar a gestão desqualificada, situações de assédio, ineficiência na comunicação interna e má compreensão dos objetivos a serem compartilhados.

Conclusão

Portanto o clima organizacional deve ser observado pelos gestores com a finalidade de evitar perdas e desvantagens para a empresa e para os seus colaboradores diretos.

Em muitos casos, um clima ruim pode gerar impactos diretos no bem-estar de todos, no relacionamento entre os setores da empresa e profundas perdas no desempenho da organização, prejudicando as metas e as práticas organizacionais.

É importante engajar os funcionários e implementar ações favoráveis para o ambiente de trabalho e para o relacionamento entre os profissionais.

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