7 passos essenciais para uma transição de carreira bem-sucedida

A transição de carreira se refere a uma importante mudança na área profissional e esta decisão tem sido cada vez mais comum no decorrer da vida de uma pessoa.

Geralmente, o profissional pode investir na busca de novos horizontes e melhores conhecimentos profissionais e técnicos ao reconhecer que a sua atual área profissional está saturada.

O principal objetivo é o de realizar uma transição profissional bem-sucedida com planejamento e estruturação adequada.

7 passos essenciais para uma transição de carreira bem-sucedida

A seguir apresentamos os sete passos essenciais para realização de uma mudança positiva de profissão.

1 – Identifique nova área de atuação

É fundamental que o profissional busque identificar uma nova área de atuação de forma detalhada. Em boa parte dos casos é importante que o profissional seja mais específico e faça pesquisas baseadas em dados e não se baseie somente em intuição ou em tendências passageiras.

2 – As habilidades

É importante verificar quais tipos de empregos de fato precisarão das habilidades que o profissional possui atualmente, além de outras habilidades a serem desenvolvidas a partir de pesquisas e cursos.

3 – Plano de desenvolvimento

É indicado ainda, no processo de transição de carreira, a criação de um plano de carreira. O profissional precisa avaliar as reais necessidades que cada segmento de mercado ou empresa exige em nível de qualificação para cada tipo de cargo.

O profissional precisa avaliar suas verdadeiras habilidades e nível de experiência, a saber o nível de salário pago para cada tipo de habilidade e cargo oferecido no mercado.

4 – Atualização do currículo

É indicada a preparação de currículo que contenha toda a biografia profissional que consiga apresentar as qualificações para uma nova área de atuação.

O profissional deverá atualizar informações referentes à formação, cursos e estudos.

5 – Defina o alvo

Para quem você quer trabalhar? O profissional pode e deve segmentar a sua busca por novas oportunidades pesquisando por empresas e por setores de atuação.

O profissional ao ter as habilidades certas e seu currículo atualizado deve fazer uma pesquisa por vagas abertas e por empresas que possuem programas de banco de talentos que sejam atrativos para o seu processo de renovação profissional.

6 – Invista no networking

A criação de novos relacionamentos é super indicada para profissionais que desejam mudar de área. Nos EUA, o networking é a segunda forma de se conseguir um melhor emprego em diferentes setores da economia.

É importante manter rede por meio de plataformas como o Linkedin, WhatsApp e entre outras plataformas digitais de contato com pessoas e profissionais que estejam atuando na área que você deseja ingressar.

7 – Busque apoio profissional

A última dica é não ter vergonha de pedir apoio ou orientação antes de tomar qualquer decisão. Geralmente, todo tipo de transição exige pesquisa, conhecimento e o apoio de diferentes profissionais de diferentes níveis.

Em muitos casos é importante considerar a contratação de um coach que possa orientar o profissional ou gestor nesse processo de mudança.

Conclusão

Portanto, o processo de transição de carreira requer muita pesquisa, autoconhecimento e apoio de outras pessoas que possam se fortalecer nesse importante momento do profissional.

Leia também:

SIGA-NOS NO LINKEDIN

@deverhum-consulting

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>