Desafios de Carreira Após os 50

Os desafios de carreira sempre aparecem em nossas vidas. Devemos ressaltar que uma pesquisa realizada pelo Institute for Employment Studies, de Londres, comprovou que profissionais com idade acima dos 50 anos de idade sempre valorizam a responsabilidade e a autonomia no trabalho.

É comum pessoas mais maduras valorizarem contratos de trabalho mais sólidos e consolidados, além de compartilhar ou transmitir mais experiência para os mais novos.

Os mais jovens valorizam mais as perspectivas de crescimento e oportunidades inovadoras, porém com a adoção de novas tecnologias os mais maduros também estão se dedicando com maior valor para a inovação.

Para superar a situação de desemprego e desvalorização profissional depois dos 50 anos de idade é importante investir em conhecimento, cursos de capacitação em outras áreas e tentar enxergar os novos rumos do mundo corporativo.

Como superar os desafios de carreira?

A seguir apresentamos dicas importantes para pessoas mais maduras superarem os obstáculos do mundo corporativo do trabalho.

1 – Aproveite a experiência

É importante que o profissional mais maduro saiba aproveitar as suas experiências de vida e de carreira. Ao começar em uma empresa ou nova área, é importante destacar a sua experiência profissional principalmente em relação a uma especialização que pretende cursar ou exercer na nova empresa.

2 – Faça networking

Realizar e ter novas redes de contato é fundamental para encontrar novas oportunidades de trabalho e se apresentar para novas empresas.

É indicado fazer listas de contatos com pessoas que estejam na área na qual você pretende trabalhar ou já trabalha como forma de dialogar com pessoas que possuem o mesmo interesse profissional.

3 – Analise os seus pontos fortes

Pense nos talentos, habilidades, cursos e formação que o tornam em um profissional único e capaz de gerar diferencial de currículo em relação a um novo posto de trabalho.

Em muitos casos, saber ler e escrever em espanhol pode ser um diferencial, principalmente, quando muitas empresas possuem dificuldades para contratar pessoas que dominem mais idiomas além do inglês.

4 – Melhore a capacidade de decisão

Ao saber aproveitar a idade, a experiência e a sabedoria acumulada, a pessoa pode e ser mais decidida para fechar contratos, realizar tarefas e passar mais confiança para o setor ou área de trabalho para a qual se dedica.

Conclusão

Quando falamos em desafios de carreira, devemos lembrar que pessoas com mais idade podem sentir mais dificuldade para se manter na carreira e até mesmo para se recolocar no mercado de trabalho.

No Brasil, atualmente, profissionais com mais de 50 anos de idade são referentes a 17% da força ativa de trabalho no país, porém muitas empresas ainda possuem o preconceito de contratar pessoas mais maduras, mas com os avanços da medicina e da qualidade de vida tem sido comum as empresas investir na diversidade de idades de suas equipes de colaboradores.

Portanto, pessoas com mais de 40 ou 50 anos podem evoluir de forma diferenciada no mercado de trabalho de maneira a explorar da melhor forma a experiência e a inovação.

Leia também:

SIGA-NOS NO LINKEDIN

@deverhum-consulting

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>