Transição de Carreira: existe o momento certo?

A transição de carreira é uma decisão importante em determinados momentos da vida profissional. Geralmente, o profissional pode se sentir engessado em sua área de trabalho e impelido a escolher novos rumos.

Isso pode significar que o profissional vive um momento propício para reanalisar suas carreira e olhar para  novas oportunidades que, por sua vez, exigirão mudanças na busca de novos horizontes.

Desenvolver novas capacitações, adquirir conhecimentos complementares ou novos conhecimentos em segmentos de mercado diferentes e, até mesmo, abrir um negócio próprio, são formas de abrir portas para novas oportunidades.

Quando fazer a transição de carreira

A busca pela transição de carreira deve ter como premissa diferentes fatores que realmente  façam sentido para o profissional como, por exemplo, o  desejo real de se desenvolver em outras áreas, e não a desmotivação por determinados resultados pontuais.

Outros motivadores para uma transição podem ser a vontade de atuar diretamente com clientes, atuar de forma mais analítica, assumir a responsabilidade por equipes multifuncionais e pensar de maneira mais estratégica. Um movimento entre funções pode ter uma conotação mais estratégica , como construir habilidades complementares às já existentes que irão capacitar o profissional a dar um passo maior num prazo entre três e cinco anos.

É muito importante procurar se aprofundar em outras áreas do conhecimento,  entender  como se reinventar e também identificar seus pontos fortes que devem ser exercitados com mais intensidade.

Acompanhe a seguir algumas dicas para esse caminho.

1 – Superando a desmotivação

Saber identificar as razões que levam ao estágio de desmotivação é um passo fundamental para definir o novo caminho a ser trilhado.  Entre eles podemos citar a falta de perspectiva de crescimento, uma liderança fraca, a falta de novos desafios,  a dificuldade de influenciar as pessoas e vender ideias. Para cada causa existe um conjunto diferente de ações.

Em algumas situações, seja por causa da idade ou do grau do desafio, alguns profissionais podem se sentir inibidos a procurar um novo emprego em outra área, aprender a dominar um software ou aprender um novo idioma que permitirá que ele estude e trabalhe em outro país.

O segredo nessa fase é analisar cuidadosamente as causas da desmotivação, ter clareza do objetivo que se deseja atingir e criar um plano detalhado que levará ao resultado esperado.

2 – Evite se concentrar somente na profissão

O cérebro criativo é aquele que possui boas referências e tem capacidade de fazer conexões para gerar novas soluções.

A busca por um novo caminho profissional exige que o cérebro tenha novas referências que conectem as competências e pontos fortes do profissional com oportunidades de colocá-las em prática em nova formatação.

Converse com profissionais experientes de outras áreas, participe de eventos de outro segmentos, assista lives, leia artigos. Forme  a base para novas conexão que darão origem a soluções inovadoras para a sua carreira.

3 – Dedicação

Dedique tempo e esforço para construir o caminho que você deseja, Desenvolver novos conhecimentos e competências leva tempo e requer disciplina.

Da mesma forma, criar um novo networking exige paciência e habilidade para demonstrar interesse real pelas pessoas e não gerar resistência.  Procure colaborar com aqueles  que podem ser seus promotores no futuro .

4 – Faça o tempo trabalhar para você

A forma como você administra o tempo é de suma importância para que seu plano de transição de carreira ocorra dentro de um prazo adequado. Construa sua imagem o tempo todo através do comprometimento com suas metas profissionais.

5 – Fique atento às tendências do mercado

Já passamos pela era da automação e do mundo digital. Atualmente estamos vivendo a era dos dados e novas carreiras foram criadas como Engenheiro de Dados, Arquiteto de Dados, Cientista de Machine Learning e Especialista em Business Analytics. 

As crises globais criadas pela pandemia e pela guerra na Ucrânia estão demandando que os profissionais de Supply Chain inovem em todas as áreas da cadeia de suprimentos.

Profissões ligadas à estética, bem estar e saúde mental estão em constante crescimento sendo alvo de muitas pessoas que querem prosperar rapidamente.

São muitas as áreas que crescem puxadas pela tecnologia e pelas condições globais que afetam o nosso país.

Conclusão

A transição de carreira faz parte de um processo de mudança que requer pesquisa, planejamento e estudos. É necessário um bom processo de planejamento e análise dos custos envolvidos com essa transição.

Ao mesmo tempo, é importante entender que a realização profissional é um fator de muito peso para a realização pessoal e estar conectado com as oportunidades em crescimento aumentam a probabilidade de sucesso.

Ter coragem de iniciar uma nova jornada é, por si só,  um grande fator de motivação!

Veja também:

SIGA-NOS NO LINKEDIN

@deverhum-consulting

 

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>