Existem mitos sobre logística que podem prejudicar o planejamento de qualquer empresa na atualidade. Sabemos que o setor logístico é um dos mais estratégicos para o crescimento de uma empresa e para a elevação de suas forças de atuação em seu mercado.
É importante pesquisar melhor sobre a área, escutar os melhores profissionais do setor e, principalmente, acompanhar as novas tendências de mercado.
Os principais mitos sobre logística
A seguir enumeramos os quatro pontos mitológicos mais abordados e mais comuns que podem e devem ser superados para evitar bloqueios de mercado.
1 – Podemos dispensar a tecnologia
Entendemos que saber dialogar, abordar clientes e parceiros e investir em atividades artesanais pode gerar um importante diferencial a partir de fatores humanos, porém a tecnologia sempre será importante.
Quando falamos de tecnologia estamos indicando a importância desde o uso de uma folha de papel até um complexo sistema digital de integração de dados.
No contexto dos avanços das novas tecnologias de registro, produção e informação, a logística tem se tornado cada vez mais otimizada e automatizada.
Além dos sistemas de registros, podemos contar com redes de GPS, de geolocalização, TMS (Transportation Management System), WMS (Warehouse Management System) e de rastreamento de matéria-prima e de produtos para garantir o processo de entrega e o cumprimento de prazos.
2 – Podemos dispensar o planejamento
Dentre os mitos sobre logística, este é um dos mais ameaçadores. Tudo o que acontece e o que acontecerá de atividade profissional na empresa necessitará de planejamento.
O planejamento ajuda a prever fatores externos, ameaças, oportunidades, quantidade de carga no veículo, tempo de trajeto, prazos, cronogramas, pausas e outros fatores de tempo, quantidade e qualidade a serem avaliados.
Dessa forma, não dispense o planejamento para jamais reduzir a visão da empresa.
3 – Não precisamos nos preocupar com a percepção do cliente
Algumas empresas acham que a logística não influencia na percepção do cliente sobre a marca e atuação da empresa.
No mercado atual, os consumidores irão sempre se lembrar da empresa que facilitou o processo de compra, entrega, troca e demais condições, sendo o processo de planejamento e transporte fundamental para tais resultados.
4 – A empresa necessita ter frota própria
Dependendo do porte e do segmento de atuação, a empresa também pode atuar com frota terceirizada ou contratar serviços de transportadoras para viabilizar seus processos logísticos e acelerar suas entregas.
Atualmente, além de veículos existem empresas investindo no setor ferroviário, marítimo e até em drones para potencializar o processo de entrega.
Conclusão
Portanto, se você é empreendedor, gestor ou diretor de logística tenha bastante cuidado com os mitos sobre logística apresentados neste artigo, eles podem bloquear a visão da empresa e não ajudar no crescimento dos negócios.
Em todos os casos é importante avaliar o perfil da empresa, o perfil dos clientes e os fatores que formam o ambiente externo no mercado de atuação para verificar as verdadeiras necessidades para a formatação de um bom planejamento estratégico para o setor logístico da empresa.
Pensar bem ajuda a enxergar longe e a não confiar somente em crenças ou em opiniões ultrapassadas.