Gestão de Compras na prática

A gestão de compras é um dos setores mais estratégicos de uma empresa. Além de identificar se a corporação possui verba disponível é necessário ter visão de mercado, definir estratégias e evitar erros que possam envolver gastos desnecessários no processo de aquisição de insumos e mercadorias.

É fundamental que esse setor da empresa ajude a empresa a se manter sempre competitiva no mercado e que esteja de fato atrelada também à gestão geral da empresa.

O que é gestão de compras?

Esse setor da empresa se responsabiliza pela eficiência de processos de seleção de fornecedores, conferência de preços e de condições para adquirir insumos de produção e renovar o estoque.

Na prática envolve a aplicação de um conjunto de estratégias que podem viabilizar a aquisição de materiais de produtos, contratação de serviços vinculados aos produtos, máquinas, mercadorias e demais necessidades a serem atendidas.

O setor de compras de uma indústria, por exemplo, precisa tomar decisões certas para a aquisição de insumos de produção. Empresas que atuam no mercado de varejo e de distribuição precisam tomar a decisão para a aquisição de mercadorias para renovação de estoque.

O fundamental também é adquirir os suprimentos necessários para a manutenção das atividades da empresa em seu dia a dia e em seu processo produtivo.

Principais responsabilidades

Esse setor é responsável pela aquisição de produtos conforme as especificações relativas à qualidade, quantidade de cada produto, o tempo de entrega ou localização a ser efetuada a entrega do produto comprado.

Também prevê a seleção de fornecedores para atender cada tipo de produto e serviço da empresa, além de ter de negociar os termos contratuais de condições de compra.

Atua para a emissão de pedidos, registro de negociações, cotações e organização da entrega ou casos de devolução.

Esse departamento precisa manter todo o fluxo de mercadorias e manutenção de suprimentos para a produção.

O processo de compra

Organizando esse departamento da melhor forma possível em empresas de diferentes portes, é possível colocar em prática as estratégias certas para organização da aquisição e administração dos insumos.

Todo o processo de compra se inicia quando se identifica uma determinada demanda, ou seja, a real necessidade para adquirir determinado item essencial para a produção, estoque ou rotina da empresa.

Posteriormente, a empresa realiza a cotação de preços junto aos fornecedores para avaliação de preço, qualidade e outros fatores como prazo de entrega.

Boas práticas

Esse setor ao ser considerado como estratégico dentro de uma empresa visa sempre equilibrar a melhor relação entre fornecedores, clientes, fluxo de produção e elevação da eficiência da empresa.

Pensando no consumidor final

A empresa deve alinhar o processo de administração do setor de comprar com a demanda e expectativa do cliente final, sabendo alinhar as compras à verdadeira demanda de seu mercado consumidor.

Conclusão

De toda forma, a empresa precisa organizar suas atividades de compras de maneira profissional e direcionada para solucionar demandas internas para a produção, para a prática de diversos setores da empresa e para atender seus clientes diretos.

É fundamental que todos os produtos e insumos necessários estejam sempre disponíveis para atender a empresa e seus processos produtivos sempre evitando desperdícios e paralisação de atividades.

Veja também: Gestão Estratégica de Fornecedores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>