Drones na Logística e o futuro do delivery

É correto utilizar drones na logística? Esses equipamentos estão se tornando cada vez mais acessíveis, baratos e populares para as empresas.

Existem equipamentos pequenos, de médio porte e de grande porte que suportam diferentes pesos de carga e tipos de produtos. O foco é utilizar o drone para entrega de matérias-primas emergenciais, equipamentos e realizar entregas para o cliente final.

Trata-se de um implemento em todo o processo de cadeia de suprimentos e facilitação do transporte de produtos e de serviços a um custo mais baixo.

O uso de Drones na logística

Esse equipamento também é referido como UAVs (unmanned aerial vehicle) ou veículos aéreos não tripulados, que oferecem novas oportunidades para centros de distribuição e de produção.

Existem vários projetos em desenvolvimento para inserir o drone como equipamento de registro e de transporte. A Amazon, por exemplo, já utiliza drones para entrega de produtos de forma dinâmica e barata com a possibilidade de entregar os produtos no mesmo dia em horas.

A Amazon é uma das pioneiras no uso desse equipamento aéreo, além de startups norte-americanas e japonesas da área de tecnologia que visam ampliar o uso dele para entrega de medicamentos e de produtos mais sensíveis.

Prime Air Amazon

Utilizando o exemplo da Amazon no contexto dos drones na logística, a empresa que vende de tudo utiliza equipamentos que podem entregar conteúdos com peso de até 2.2 quilos, com a probabilidade de ampliar a capacidade nos próximos anos.

Durante os primeiros testes, a empresa conseguiu realizar entregas em apenas 13 minutos, gerando um resultado bastante promissor para a empresa.

Outros mercados

Na China, a empresa “JD.com” já tem aplicado o uso do drone para o processo de entregas de produtos para aldeias remotas que não possuem fácil acesso a centros urbanos ou de produção acessível.

E no Brasil?

No Brasil, empresas como iFood já desenvolvem soluções e linhas de voo para a entrega de alimentos e de compras através de drone. Porém, no caso o drone é utilizado para recolher o pedido do cliente e sobrevoa até um local onde o motoboy aguarda a entrega do pedido.

Melhoria para o monitoramento

Com a aplicação dos drones na logística, as empresas podem monitorar os processos de entregas e de transporte em áreas externas e, ao mesmo tempo, em áreas internas.

Existe a possibilidade do drone ser usado em áreas internas de armazéns e de lojas de grande porte para transportar produtos e ferramentas de uso em geral para a empresa.

Conclusão

Considerando as aplicações deste equipamento, as empresas terão grandes benefícios futuros para a cadeia de suprimentos e para a satisfação do cliente.

Oferece mais flexibilidade, ajuda a reduzir custos da operação, incentiva a diminuição do tempo de entrega, oferece mais segurança e pode compartilhar dados a serem monitorados de forma numérica e visual através de vídeos.

Sendo assim, os drones na logística são uma grande oportunidade de qualificação da cadeia de suprimentos e da entrega ao cliente reduzindo prazos e custos.

Leia também:

SIGA-NOS NO LINKEDIN

@deverhum-consulting

 

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: