Gerar valor agregado é fundamental para a qualificação do produto e serviço, buscando sempre entregar além do esperado pelos consumidores e parceiros de mercado.
No setor logístico, esse tipo de valor é gerado nos trabalhos que envolvem a cadeia de valor e nos processos de qualificação de desenvolvimento de melhores métodos de planejamento, armazenamento e de entrega.
O termo “valor” vai muito além do preço que pagamos pelo produto, pois ele está mais atrelado ao que é percebido pelos clientes e parceiros.
O valor agregado na logística
Quando uma empresa procura identificar novas oportunidades ela deve também procurar contribuir para o desenvolvimento de projetos tendo como objetivo a obtenção de melhores resultados no processo de qualificação do produto e do serviço embutido.
Dessa forma, na área logística, o valor deve ser compreendido como todo o conceito e todos os pontos tangíveis que a empresa produz para ser melhor percebida pelo cliente, incluindo diferenciais em seus produtos, serviços, processos e estratégias.
Dependendo das tarefas e dos resultados, todos os dados podem passar por procedimentos de monitoramento tendo como base as métricas geradas a partir do resultado financeiro da empresa, a considerar que quanto maior o valor gerado, maior também será o lucro.
Em relação à cadeia de valor, todas as atividades desenvolvidas devem ser trabalhadas pela empresa visando criar valor diretamente para o cliente final e para os colaboradores em todos os processos.
Como funciona a geração de valor logístico?
Na área da logística, além do processo de entrega de um produto ou serviço, é fundamental planejar bem o processo de aquisição de matérias-primas, serviços de transporte, produção, pontos de armazenamento e de entrega final ao consumidor.
Cada tarefa envolve informações, tarefas e métodos que precisam ser transparentes e de fácil acesso a todos os envolvidos, bem como para o cliente final.
No caso logístico, a geração de valor tem muito a ver em disponibilizar o produto certo na hora certa, na quantidade certa e para o cliente certo.
A seguir apresentamos os três passos fundamentais para gerar valor agregado na área logística:
1 – Desenvolva o roteiro
É fundamental desenvolver um roteiro eficiente para antever questões como alto custo de entrega, baixa produtividade e prever as distâncias a serem percorridas na etapa de transporte.
O roteiro deve ajudar a gerar menos custos por entrega, melhorar o nível de atendimento ao cliente e oferecer maior flexibilidade para atender demandas comuns e emergenciais.
2 – Dado digital em tempo real
O processo de gestão que utiliza recursos digitais em tempo real pode ajudar a gerar valor agregado permitindo monitorar as frotas e a quantidade de produtos em transporte.
Esse é um fator que gera muitas vantagens para a empresa, permitindo atividades como rastreio e registro de atividades com maior segurança.
3 – Plano de coletas e entregas
É importante que a empresa conte com um plano de coletas e de entregas para evitar situações de extravio de mercadorias ou de inconformidades que surgiram na retirada do produto no setor de armazenamento e no processo de transporte.
O plano ajuda a evitar perdas, retrabalhos, pagamento de indenizações, e perda no nível de satisfação do cliente.
Portanto, o valor agregado dependerá sempre de várias atividades e esforços a serem localizados em todo o processo logístico de modo planejado e bem direcionado.