Logística Flow Rack: 3 Erros Comuns

A logística Flow Rack é muito útil quando a sua empresa administra um armazém ou setor de suprimentos em geral. Esse tipo de sistema é determinante para facilitar a operação logística de produtos, principalmente, no processo de estocagem.

Nos tempos atuais, todos os tipos de evoluções tecnológicas otimizaram os processos para disponibilizar mais ferramentas e melhorar as práticas de trabalho. É importantíssimo sempre conhecer as melhores ferramentas digitais para tornar a empresa mais competitiva.

A seguir explicaremos melhor esse assunto e os três erros comuns a serem superados.

O que é o flow rack?

Um flow rack é um sistema de armazenamento que utiliza a gravidade para ajudar na movimentação de produtos através do armazém. Os produtos são armazenados em prateleiras que funcionam paralelamente umas às outras, com um corredor no meio.

Quando um produto é removido de uma prateleira, ele desliza para a prateleira seguinte para que esteja sempre acessível. Isto permite o acesso rápido e fácil a todos os produtos no armazém.

Esta técnica permite que os itens sejam colocados em um fluxo constante, o que reduz o tempo e o esforço necessários para manipulá-los.

Além disso, o Flow Rack também pode ajudar a evitar danos nos produtos, uma vez que eles são manuseados com mais cuidado. Geralmente, este método é usado em combinação com outros tipos de logística, como logística reversa e logística virtual.

Erros comuns a serem evitados

A seguir apresentamos os erros e inconformidades que toda empresa precisa evitar para organizar um melhor projeto de organização.

1 - Não planejar o fluxo

Quando nos referimos ao fluxo de um determinado sistema que pode ser único, sendo o flow rack que conseguem movimentar vários materiais podem depender somente da ação humana.

Considerando esse sistema, é fundamental fazer um bom planejamento contando com trilhos de rolos com rodas ou com superfícies planas ou de posição inclinada que ajudam a manter uma movimentação livre de cada produto.

É importante colocar as caixas em sequência com expedição uma do lado da outra.

2 – Não saber onde é utilizado

Ao determinar o flow rack o grande erro é não manter o projeto em um campo com determinada visibilidade para todos da equipe.

Geralmente, as cozinhas que fazem fast food utilizam o sistema de fluxo para movimentar os itens da cozinha para fazer a organização da seleção de pedidos.

Nos ambientes de fabricação e distribuição, o sistema flow é aplicado em diferentes lugares como zonas de embalagens, supermercados, armazéns e entre outros.

Saber implementar esse sistema no local certo é fundamental para realizar o melhor projeto.

3 – Não conhecer os seus benefícios

Muitas empresas erram por não conhecer os principais benefícios que esse sistema pode oferecer.

Dentre os principais benefícios podemos citar a possibilidade de ter plena manutenção sobre os movimentos do estoque considerando uma determinada quantidade a ser definida por produto e sempre disponível no rack.

O segundo benefício está ligado à organização visual do produto, tornando mais fácil a compreensão e a identificação de cada produto. O terceiro benefício é a geração de personalização permitindo atender as necessidades dos operadores do processo de estocagem.

O processo flow também é mais ergonômico visando otimizar o trabalho do operador e reduzindo dessa forma qualquer tipo de desperdício.

Conclusão

Ao compreender a logística flow rack devemos compreendê-lo como um importante sistema de projeção manual simplificada para o carregamento de produtos e demais tipos de cargas.

Se você estiver procurando uma maneira de melhorar a organização e a eficiência de seu armazém, então considere a instalação de um flow rack. Os flow racks são fáceis de usar e podem acelerar o processo de entrada e saída dos produtos de seu armazém.

Veja também:

SIGA-NOS NO LINKEDIN

@deverhum-consulting

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>