Como definir o salário dos funcionários

Quando vamos quantificar o salário dos funcionários devemos considerar diferentes fatores para avaliar se determinado profissional ao ser contratado será de grande peso para a corporação, buscando definir melhor os ganhos e responsabilidades envolvidas em todo o processo de valorização profissional.

Dessa forma, o planejamento e definição dos valores a serem pagos aos colaboradores não podem ser calculados de qualquer forma.

É muito importante pesquisar o mercado, buscando avaliar uma coerência com a remuneração já aplicada por outras empresas no mercado e demais benefícios envolvidos.

Inicialmente, é importante que o salário seja compatível com o trabalho a ser realizado pelo colaborador considerando fatores essenciais como produtividade, qualidade e assertividade.

O salário dos funcionários

Devemos considerar que a remuneração é referente ao valor financeiro total a ser pago, podendo ser monetário ou não.

Tem o objetivo de compensar o colaborador pelo trabalho exercido ou prestado em benefício de uma empresa, instituição privada ou pública conforme estabelecido em contrato de trabalho.

A remuneração abrange a soma dos salários e dos benefícios a serem arcados e pagos pela empresa.

Abrange o salário médio a ser pago conforme estabelecido pela categoria ou média de mercado, bônus, décimo terceiro, férias, seguros, auxílios, vale refeição, participação nos lucros e entre outros valores a serem descritos.

O que fazer?

A empresa deve estudar o mercado, esse é um dos primeiros passos para definição da remuneração. É importante evitar que a empresa pague um salário abaixo da média de mercado, principalmente, quando a empresa está contratando um profissional com grande nível de formação, experiência e competência.

Pois, quando a empresa oferece um salário muito baixo corre o risco de estar contratando um funcionário com baixo nível de experiência de mercado ou o funcionário deixará a empresa logo que encontrar uma oportunidade melhor.

Avalie os salários internos

Outra dica importante é analisar os salários internos para os funcionários atuais. Pois, quando a empresa define uma remuneração considerando somente os fatores externos, a empresa poderá pecar por não nivelar os salários ou cometer disparidades de remuneração entre setores.

Ofereça benefícios

A empresa ao planejar o salário dos funcionários deverá também oferecer pacote de benefícios como vale alimentação, vale transporte, plano de saúde, internet, academia de ginástica, desconto em eventos e entre outros visando atrair os melhores talentos.

Desenvolva um plano de cargos

A empresa deve procurar a implementação de um plano de cargos e de salários como forma de criar um padrão de remuneração e de salário dos funcionários.

Mas, ao mesmo tempo, a empresa precisa tomar cuidado para não engessar a corporação nos processos de contratações, ou gerar comodismo nos funcionários no ambiente interno.

Conclusão

Portanto, o salário dos funcionários ao ser planejado dependerá da percepção de diferentes fatores, bem como os objetivos da empresa e do profissional.

É importante conhecer a média salarial de mercado, o nível de formação profissional exigida e o ambiente interno para evitar disparidades salariais entre os profissionais já contratados no ambiente da empresa.

Veja também:

SIGA-NOS NO LINKEDIN

@deverhum-consulting

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>