Como medir o ROI de treinamentos corporativos?

Ao abordarmos o tema ROI (Return On Investiment) e treinamentos corporativos, devemos ressaltar que ROI, na prática, significa o retorno alcançado sobre determinado tipo de investimento, também referida como taxa de retorno. Essa taxa quantifica a relação entre  os valores financeiros investidos em relação aos ganhos financeiros gerados através de, por exemplo, aumento de produção, redução de perdas, entre outros.

Quando o assunto é o treinamento, as empresas buscam aumentar competências internas, ou mesmo reavaliar a cultura organizacional, com olhos para as exigências do mercado.

Possuir uma gestão rígida sobre os investidos é fundamental. Ao mesmo tempo, o foco nas demandas externas deve ser mantido para que a empresa não coloque em risco sua capacidade de atender os clientes e de manter seus diferenciais.

É nesse ponto que entra a necessidade de treinar e capacitar as pessoas para que elas possam gerar inovação, tenham competências analíticas e,  principalmente, de liderança

ROI de treinamentos corporativos

A empresa precisa investir em treinamentos estratégicos, voltados tanto para o desenvolvimento de hard skills como de soft skills, capacitando suas equipes na tomada de  decisões.

Como fazer?

A seguir apresentamos os principais três passos para saber como implementar um modelo de cálculo e análise de ROI.

1 – Levantamento dos custos

Um dos primeiros passos é fazer um levantamento dos custos  diretos e indiretos envolvendo o treinamento.

Nesse primeiro passo, o gestor precisa avaliar o custo de implementação de um programa que leve as pessoas ao nível desejado de qualificação e desempenho.

2 – Seleção de indicadores

Seja qual for o tipo de treinamento o resultado final do trabalho é melhorar resultados. Por essa razão, e importante que a empresa avalie quais indicadores atrelados aos resultado ela quer medir para comprovar os benefícios obtidos com o investimento realizado.

Inicialmente, sabemos que o objetivo do cálculo do ROI é gerar comprovação do custo-benefício dos treinamentos corporativos para a alta gestão da empresa

Os indicadores para avaliação dos benefícios com treinamento podem medir resultados indiretos para o negócio, como a melhora no clima organizacional e  aumento da satisfação com a liderança, e resultados diretos, como o aumento da lucratividade de novos contratos, número de projetos e redução do número de reclamações dos clientes.

3 – Atribuição de valor monetário aos resultados

Quando a empresa já conseguiu identificar os principais aspectos a serem avaliados, é indicado realizar a atribuição de um valor monetário que será definido como meta a ser alcançada. Isso significa poder traduzir em números as principais vantagens financeiras que poderão ser obtidas com os treinamentos.

Contextualizar treinamentos e programas de desenvolvimento sob o ponto de vista financeiro permite que as pessoas envolvidas, gestores e colaboradores, entendam os impactos desse investimento para o negócio estimulando toda a equipe a se engajar com o propósito do trabalho. Os indicadores de resultado como produtividade, qualidade, vendas, redução de perdas, entre outros, estão diretamente alinhados com os objetivos operacionais da empresa.

Conclusão

O cálculo do ROI sobre treinamentos corporativos é uma tarefa complexa e, ao mesmo tempo, fundamental. As empresas de sucesso entendem que investir em pessoas para desenvolver suas competências técnicas e comportamentais, é uma ação estratégica para que a organização se mantenha à frente da concorrência e seja capaz de inovar sempre.

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