Ter dúvidas entre os significados de missão ou propósito é muito comum nos tempos atuais, afinal são duas palavras que parecem ser sinônimas, porém não são.
Mesmo sendo termos semelhantes possuem significados diferentes. Enquanto que o propósito é algo que oferece sentido para a vida, a missão é uma tarefa na qual elegemos para realizar.
Para aprofundar ainda mais a diferença entre as duas palavras, apresentamos mais conceitos neste artigo.
Missão ou Propósito
Em relação a uma empresa o propósito pode ser o de contribuir com a formação de uma sociedade melhor com um bom ambiente mercadológico com geração de empregos e fazer o sonho da empresa evoluir de forma positiva.
A missão da empresa será a de ser competitiva ou ousada em seu segmento de mercado.
Indo mais além, a empresa pode ainda eleger a visão do negócio que pode se tornar a empresa mais inovadora de seu mercado.
Esses conceitos também servem para uma pessoa, quando o indivíduo possui o propósito de ser médico, a missão de ser um bom médico e a visão de se tornar no melhor médico de seu país.
Aprofundando os conceitos
Sendo assim, podemos considerar que o propósito é o motivo pelo qual justifica a existência de um negócio ou busca na vida.
No campo pessoal pode incentivar a pessoa a querer fazer sempre o melhor e buscar fazer a diferença sempre conectada com os seus dons, talentos e estudos.
Sabemos que boa parte dos resultados de nossas vidas é fruto de nossas ações, inspirações e planejamento. E saber diferenciar missão ou propósito é parte fundamental.
Inspiração
Muitas profissões podem surgir na vida de uma pessoa ou novas empresas aparecem no mercado a partir de um propósito de uma ou mais pessoas.
Nesse ponto, o propósito estará sempre conectado com um sentimento superior, maior e que pode atingir desde o campo da inspiração espiritual até a realização material e financeira.
Depois de considerar o propósito ou inspiração profunda, é importante entender a missão da empresa ou pessoa no planeta.
Na prática, a missão terá relação com o propósito e ajudará a guiar a visão, pois a missão está ligada às ações, atitudes e outros fatores a serem realizados.
Mas, devemos ressaltar, que tanto uma pessoa quanto uma empresa podem ter mais de uma missão no mercado, na sociedade ou em uma determinada causa. Assim, sem o propósito não haverá missão, e sem a missão o propósito não encontrará campo de realização.
O propósito abre espaço para os “por quês” e a missão para o “como”. Se o indivíduo diz “por que o mundo não é melhor?”, “por que o mercado não é mais abrangente para novos empreendedores?”, logo poderá evoluir para “como melhorar o mundo?”, “como tornar o mercado mais abrangente…”
Conclusão
Portanto, é fundamental que uma pessoa, empreendedor ou empresa tenha missão ou propósito, mais ainda os dois para a realização de um projeto ou intenção de mercado.
--
O propósito da sua empresa está alinhado com o propósito pessoal dos seus funcionários?
Assista uma reflexão sobre essa pergunta na série de vídeos sobre os 4 Aspectos Essenciais da Gestão de Pessoas em nosso canal do youtube.