TTM (Time to Market): o tempo a favor do seu negócio

O TTM (Time to Market) é uma metodologia de negócio que tem sido usada bastante no mercado atual. Sabemos que o processo de planejamento de tempo é muito importante para o ambiente administrativo de uma corporação.

É importante ter a capacidade de aproveitar as situações certas para identificar novas oportunidades de negócio para lançar um produto novo. Saber o momento certo para lançar um produto ou serviço é tão importante quanto a definição de sua qualidade.

Mesmo que o produto seja bom e já esteja lançado, mas caso a divulgação seja fraca ou lenta, os concorrentes ganharão mais espaço de mercado.

Dessa forma, o tempo é fundamental para o processo de pesquisa e desenvolvimento, para identificação de oportunidade, para o lançamento, para a divulgação e até mesmo para o processo de identificação de novos clientes.

O que é Time to Market?

Também conhecido através da sigla TTM, o método foi desenvolvido em Londres, e visa ajudar na definição de conceitos e medições de tempo desde o início do desenvolvimento de um produto até a disponibilidade do mesmo no ponto de venda.

Essa ferramenta cria parâmetros e novos pontos de visão que também têm como objetivo garantir a entrega do produto no tempo certo no mercado para o cliente potencial.

A medição

A medição do TTM não segue valores e padrões únicos. Devemos considerar que pode existir uma extensa variação da forma como diversas empresas conseguem estabelecer o início e a conclusão de cada período de avaliação.

Geralmente, a medição pode começar a partir da definição do conceito do produto e suas características fundamentais que poderão gerar valor no futuro.

O processo de pesquisa e desenvolvimento é muito importante, principalmente, no caso de produtos de alto padrão de envolvimento. Porém, para outras empresas, o TTM somente é aplicado quando os primeiros protótipos do produto estão prontos, apesar dos custos envolvidos com criação, pesquisa e desenvolvimento já estarem adiantados.

No mercado automotivo, por exemplo, o período de desenvolvimento de um automóvel começa quando o projeto é aprovado. Outras empresas, no entanto, podem considerar um projeto iniciado somente após sua efetiva construção e visualização, ou seja, o ponto inicial só existe quando o projeto está realmente pronto.

O período de avaliação

Dessa forma, considerando diferentes fatores, as definições do período de TTM podem variar.

Em muitas empresas, o ponto de conclusão ocorre quando o primeiro exemplar do produto está pronto, enquanto que em outras empresas o processo de avaliação e medição começa com o processo de desenvolvimento e engenharia do produto.

A capacidade da técnica

O TTM pode variar de forma ampla, porém é importante avaliar a capacidade de uma empresa em manter a sua medição no ambiente interno e no ambiente externo.

No caso do ambiente externo, é importante considerar os concorrentes diretos que já atuam no mesmo mercado.

Qualidade

Um dos atributos do produto que podem justificar a aplicação da técnica TTM é a qualidade. Nesse tópico, o período do TTM pode ser encurtado, podendo pular etapas ou resumir o processo de medição.

Conclusão

Portanto, a inclusão dessa ferramenta no processo de desenvolvimento e oferta de um produto pode ajudar a empresa a satisfazer os seus clientes, atendendo às suas necessidades e demandas a curto e médio prazo.

É muito importante conhecer essa ferramenta e saber orientá-la conforme as possibilidades da empresa e de cada setor da corporação.

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