Gestão de Prioridades: entenda agora ou deixe para depois!

A Gestão do Tempo ou a Gestão de Prioridades são metodologias fundamentais para ajudar pessoas, empresas e projetos a atingir o objetivo crucial para atingir melhores resultados, além de melhorar a rotina de trabalho e de vida.

Devemos considerar que um tipo de gestão ajuda na outra, gerando uma interdependência. É importante que o indivíduo aprenda a estabelecer prioridades, realizando uma gestão de tempo e de tarefas com alto nível de eficiência.

Precisamos ter a consciência que ao gerenciar melhor o tempo saberemos priorizar melhor o dia a dia produtivo. A seguir anote os conceitos e dicas que vamos explicar a seguir.

O que é gestão de tempo e gestão de prioridades?

O processo de gerenciamento de tempo é um processo que proporciona a possibilidade de organizar e planejar como o tempo pode ser dividido entre as diferentes atividades de uma determinada rotina.

Se refere também à quantidade de tempo necessário para execução de cada tarefa do dia de uma pessoa ou setor produtivo de uma empresa.

O que é realmente urgente?

A palavra “urgente” poderá ter dois conceitos diferentes de compreensão, pode ser referir ao que é necessário ser de fato atendido ou feito com rapidez, ou no segundo caso se referir a um fator ou algo indispensável.

Aplicação do gerenciamento

Ao conhecer o conceito de gerenciamento de tempo e de prioridades, e o real conceito de urgência, uma pessoa ou empresa precisa aplicar um bom gerenciamento para desenvolver um processo de alteração ou mudança de objetivos para determinadas atividades, visando gerar novos resultados.

Existem pessoas que sabem gerir o tempo, mas não sabem distribuir as funções, começa o dia executando diferentes tarefas ao mesmo tempo, e muitas vezes termina o dia sem concluir nenhuma.

Por outro lado, há pessoas que sabem distribuir as atividades por hierarquia, mas depois o tempo acaba e logo não se consegue concluir tudo dentro do prazo.

3 Dicas básicas

Existem três dicas básicas que podem otimizar o processo de gerenciamento de tempo e de prioridades.

1 – A gestão de tempo indica saber calcular a quantidade de tempo que precisa ser aplicada nos locais certos para execução de determinadas tarefas.

2 – O tempo está relacionado ao conhecimento de cada tipo de atividade e qual atividade é realmente uma prioridade na agenda.

3 – O tempo na vida profissional precisa ser bem organizado para beneficiar a própria pessoa, seus parceiros de trabalho e todos da empresa.

Dica bônus: o gerenciamento de prioridades pode ser planejado a partir de uma lista comum enumerando em ordem crescente todas as atividades, colocando nas primeiras posições numéricas as atividades mais urgentes.

Conclusão

Portanto, antes de iniciar os trabalhos de uma empresa ou tarefas comuns no dia a dia pessoal faça uma lista de tarefas e dê atenção imediata para as atividades mais urgentes ou mais longas para serem realizadas.

Quer acompanhar também nossos conteúdos em vídeo? Inscreva-se em nosso canal do youtube:

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: