O planejamento logístico é uma das áreas mais importantes no planejamento de desenvolvimento, produção e distribuição de produtos.
Atualmente, empresas e marcas de diferentes setores reconhecem a necessidade de formatar melhor planos de objetivos e metas considerando a cadeia de suprimentos, de distribuição e de demais atividades que impactam na qualidade e disponibilidade do produto.
É importante que as pesquisas, o projeto e os objetivos desse setor de atuação estejam alinhados na empresa para permitir o desenvolvimento do modelo de negócio destacando a empresa da melhor forma possível no mercado.
Quando falamos em logística estamos falando no conjunto de atividades que envolve a idealização, produção, distribuição e esforço de venda de um produto.
O que é planejamento logístico?
A logística visa planejar, organizar e executar os planos de armazenagem, produção, distribuição, modais de transporte e disponibilidade do produto e serviço no mercado.
Inicialmente, o planejamento logístico visa organizar e orientar cada etapa dedicada a melhorar e otimizar as aplicações logísticas na empresa.
Quais são os objetivos?
Dentre os principais objetivos desse tipo de planejamento logístico podemos destacar busca por melhores resultados junto aos fornecedores, revendedores e, principalmente, junto aos consumidores finais.
Na prática
Quando implementamos esse tipo de plano de ação na logística da empresa devemos identificar oportunidades, ameaças, forças concorrenciais, parcerias e demais variáveis presentes nas etapas de manuseio, transporte e armazenamento.
Identificando as melhores ações
Através de um projeto de logística bem planejado, é possível identificar melhor as técnicas, inovações, tecnologias, indicadores e demais procedimentos que ajudarão a empresa a otimizar esse setor.
A seguir apresentamos alguns exemplos e dicas para melhorar o planejamento logístico.
1 - Amazon, exemplo de sucesso
Imagine uma mega loja virtual que começou as suas operações vendendo livros novos e usados através da internet em meados dos anos 1990.
Essa loja existe, ela foi fundada por Jeff Bezos e, atualmente, além de livros novos e usados, ela vende quase tudo para o mundo inteiro através da internet.
Para acelerar o método de entregas e não deixar o cliente esperando muito pelos produtos, além de personalizar embalagens de entrega, a Amazon tem desenvolvido um planejamento logístico bastante avançado.
A empresa criou a Amazon Fresh que oferece ao cliente a opção de entregar o produto no mesmo dia da compra. Para isso, a empresa inseriu novos formatos de esteiras de produtos e criou novos departamentos de entrega ao cliente.
2 – Melhoria através da gestão de transportes
Atualmente, seja em diferentes modais, as empresas já utilizam GPS e outros sistemas integrados de informação.
Grandes empresas de entregas e remessas como a Fedex já utilizam vários métodos de integração de dados para agilizar a identificar determinados produtos ou encomendas presentes em seus veículos em trânsito.
3 – Controle
Além da melhoria de resultados, o planejamento logístico precisa oferecer controle de fretes que ajuda a garantir que o produto seja entregue ao destinatários em perfeitas condições.
Além de soluções tecnológicas, empresas como Correios e demais tipos de transportadoras privadas precisam treinar e capacitar seus funcionários como forma de manter a qualidade dos serviços.
Conclusão
Neste artigo abordamos sobre a importância do planejamento nos processos logísticos de empresas e de transportadoras, sendo fundamental uma visão abrangente sobre os objetivos conforme o produto e serviço oferecido.
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