Veículos Industriais: 5 dicas de segurança

Os veículos industriais se referem aos equipamentos usados para o transporte de materiais, matéria-prima e produtos no ambiente interno da empresa, principalmente, no setor de linha de produção e de saída de produtos.

Eles permitem mais agilidade e eficiência para o transporte de materiais dentro da empresa, porém exigem que sejam operados por profissionais competentes que saibam pilotar e manusear o veículo com toda habilidade e capacitação.

Quando falamos em segurança no setor de produção, devemos lembrar da legislação dedicada aos técnicos de segurança do trabalho e para trabalhadores do setor de produção que necessitam de treinamento técnico, teórico e cursos de reciclagem para atuarem de forma hábil e segura, incluindo, na função de pilotagem e condução de veículos.

Neste artigo falaremos de forma direta sobre a segurança na condução desse tipo de veículo.

5 dicas para veículos industriais

A condução de uma empilhadeira e até mesmo de um elevador na área de produção e estoque de uma empresa requer cuidados e treinamento para manter a eficiência do trabalho e manter todos os colaboradores seguros.

É de responsabilidade da empresa oferecer as melhores ferramentas, proporcionar o ambiente de trabalho mais seguro e treinar periodicamente seus colaboradores para atuarem de forma eficaz e conforme as diretrizes de segurança.

Leia a seguir cinco dicas importantes para a segurança neste setor de trabalho:

​1 – Opere a máquina somente depois do treinamento

Em alguns casos, colocar um “bucha” ou um improvisar um condutor para conduzir o veículo pode atender a uma situação de emergência na empresa, porém, é indicado que o veículo seja conduzido por um profissional treinado, avaliado e certificado por um curso vinculado à empresa para que a condução seja feita de modo seguro.

2 – Conheça o equipamento

O condutor e todos os funcionários que atuam no mesmo setor precisam conhecer a máquina e respeitar a sinalização no ambiente interno para evitar casos de atropelamento ou bloqueios do veículo.

3 – Respeite a velocidade

Da mesma forma que o trânsito nas ruas, avenidas e rodovias exige respeito ao limite de velocidade, o mesmo se aplica ao veículo de uso industrial e produtivo.

É importante que o condutor evite ultrapassar o limite de velocidade e não faça manobras arriscadas.

4 – Trafegue na linha de transporte

É essencial que o equipamento seja utilizado para trafegar somente na linha de transporte e nunca utilize o veículo fora das “vias” traçadas no ambiente interno da empresa.

5 – Respeite os limites de carga e altura

Imagine uma empilhadeira sobrecarregada e carregando materiais acima de sua própria altura em excesso? O risco de queda de material e prejuízo será grande, além do risco de um acidente fatal na empresa.

É importante que o condutor e os carregadores de materiais e produtos respeitem o limite de carga para evitar maiores problemas.

Conclusão

O principal foco é proteger o operador de máquinas e o condutor de veículos de transporte interno na fábrica e áreas produtivas da empresa. É importante que o profissional seja capacitado e orientado para atuar e desenvolver o melhor trabalho no ambiente da corporação.

Leia também:

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: