Entenda as principais Técnicas de Movimentação de Materiais

As técnicas de movimentação de materiais quando bem aplicadas podem ajudar a melhorar todo o processo logístico de uma empresa.

Considerando a economia atual em escala nacional e internacional, é importante que a empresa faça um bom planejamento relacionado a sua cadeia de produção e de suprimentos.

Na prática, os trabalhos relacionados à logística e abastecimento da toda a cadeia implica atividades críticas como a movimentação de equipamentos, insumos e de equipes de trabalho.

Dessa forma, a empresa que precisa alcançar positivo retorno sobre os seus investimentos, precisa saber planejar todas as etapas do processo.

Em certos casos, o processo logístico pode otimizar a produção da empresa ou se transformar em gargalo bloqueando o tempo e comprometendo os resultados da corporação.

O que é a movimentação de materiais?

Essa atividade se refere aos esforços aplicados para o movimento de insumos e produtos dentro de uma empresa em seu processo de produção, armazenamento e distribuição.

Inicialmente, está muito ligada à cadeia de produtos e equipamentos, porém também está atrelada a diferentes atividades produtivas da empresa, seja em seu ambiente interno e nos ambientes externos.

O processo

Na realização desse processo, lembramos que esse tipo de movimentação de matéria-primas lida com a organização, arrumação e disposição de materiais, insumos e produtos finais em diferentes etapas da logística. A seguir apresentamos as melhores dicas para otimizar todo o processo para movimentar produtos e insumos da melhor forma, confira!

Técnicas de Movimentação de Materiais

Atualmente, é importante pensar em cada tipo de insumo de produção e de geração de serviço interno como:

1 - Gestão de combustível

No processo de deslocamento, temos o consumo de combustível não somente nos caminhões de distribuição, mas também nas máquinas empilhadeiras que ainda consomem combustível ao invés de serem acionadas por bateria.

É importante monitorar o consumo de combustível em todos os tipos de veículos e, quando possível, substituir por equipamentos movidos à bateria e energia solar, por exemplo.

A troca de equipamentos antigos por equipamentos novos também ajuda bastante a reduzir o consumo de combustível, ressaltando que máquinas e equipamentos mais recentes são mais econômicos e menos poluentes.

2 – Capacitando a mão de obra

Seja na produção, distribuição ou armazenamento, é fundamental que a empresa capacite a mão de obra como forma de fortalecer o recurso humano e o capital humano.

Mesmo que a equipe seja antiga e de confiança, a empresa precisa também investir na reciclagem de sua equipe e no desenvolvimento de novas habilidades.

3 – Abastecimento e manutenção

Outro setor estratégico é o de abastecimento e manutenção de materiais que serão movimentados pela empresa em diferentes modais de transporte.

O uso de carrinhos, robôs e empilhadeiras, por exemplo, pode simplificar o processo tornando-o mais seguro e equilibrado.

Portanto, é importante que a empresa planeje o seu sistema logístico e estude todo tipo de deslocamento previamente. Em outra ponta, é importante monitorar resultados e atualizar sistemas de ativação de tarefas.

Se sua precisa precisa de um planejamento logístico e implementar as melhores técnicas de movimentação de materiais, para otimizar o seu processo e melhorar sua produção, fale agora com um de nossos Especialistas e descubra como resolver definitivamente esses problemas que interferem diretamente no crescimento de sua empresa.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: