A gestão de fornecedores é uma das áreas mais estratégicas de uma empresa.
É importante compreender as questões de administrar e controlar os relacionamentos com seus canais de fornecimento, buscando o estabelecimento de bases para avaliação das melhores parcerias.
Sabemos da importância das bases de fornecimento para a geração de força competitiva de uma empresa, porém, não somente os preços mais baixos pelos insumos e mercadorias são o principal fator de decisão.
Outros fatores como qualidade, prazo e valor na entrega estão entre os tópicos que justificam a escolha de um fornecedor que sirva de base para a organização.
A gestão de fornecedores
O ato de gerir está relacionado com o controle de condições, capacidade de resposta e de geração de valor para o processo de relacionamento entre a empresa que compra e a que entrega os insumos e mercadorias necessárias para as etapas de produção e vendas.
Essa atividade tem gerado cada vez mais força estratégica nas corporações que procuram pelo sucesso no mercado. Muitas marcas e instituições procuram a valorização da gestão de cadeias de fornecimento para adequar da melhor forma a matéria-prima visando atender de forma qualitativa os seus clientes.
A estratégia necessária
A gestão desse tipo permite ações necessárias para adquirir os melhores preços e prazos, visando redução de custos e geração de vantagem competitiva.
Vantagens da Gestão de Fornecedores bem feita
Entre as principais vantagens de uma boa Gestão de Fornecedores podemos destacar:
- Reduz perdas em processos e produtos;
- Elimina as falhas;
- Adoção de metas ousadas;
- Mais segurança para o cumprimento de prazos.
3 erros comuns na Gestão de Fornecedores e como evitá-los
Alguns erros podem ser cometidos durante o processo de Gestão de seus Fornecedores que podem comprometer os resultados, confira os 3 mais comuns e fique atento:
1 – Ausência de Avaliação periódica
Considerando determinada periodicidade, a empresa precisa realizar reavaliação do fornecedor para verificar condições contratuais referentes a prazos, qualidade e nível de acesso a produtos e serviços.
Em muitos casos, poderão ser abertos reavaliações para analisar a conformidade dos produtos entregues e outros fatores como prazos e agilidade.
Em outros casos, quando o fornecedor não cumpre o prometido, poderão perder pontos e serem cancelados da lista de cadastro das empresas compradoras.
2 – Não ter o escopo do fornecimento contratado
A empresa ao realizar a compra com seus fornecedores pode cometer o sério erro de não ter escopo do fornecimento, é importante assinar contratos com informações detalhadas que validam os direitos e deveres de todos os envolvidos.
3- Não saber negociar com fornecedores
É necessário saber negociar com os fornecedores, incluindo condições de pagamento e outras questões como parcelamento, data de faturamento, serviços agregados, bonificações por quantidade, assistência técnica e outros fatores que poderão beneficiar a empresa.
Lembremos que no “balcão do fornecedor” existirá um representante ou vendedor ávido por conquistar o cliente e manter a venda.
Atualmente, o mercado tem atravessado por intensas mudanças, desafios e a necessidade de reduzir custos mantendo a qualidade, fatores que elevam a capacidade de venda e compra de insumos e produtos, ter uma boa Gestão de Fornecedores, pode fazer toda a diferença na sua empresa.
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