Torre de Controle Logístico: Vale a Pena Investir?

Esta é uma tecnologia que permite a integração com os processos na cadeia de suprimentos, a Torre de Controle Logístico traz benefícios ao centro de logística, pois garante uma visão completa e em tempo real, de todas as demandas internas da empresa.

O que é a Torre de Controle Logístico?

A torre tem a missão de melhorar o nível de eficiência, trata-se de criação de um centro de integração que unifica as informações utilizadas no gerenciamento de processos logísticos, as tarefas podem ser realizadas com maior precisão, veja quais processos podem ser monitorados:

  • planejamento das demandas: a respeito do que precisa ser coletado, deve responder às perguntas: quando, onde e em qual quantidade;
  • podemos acompanhar todos os processos em tempo real;
  • todas as atividades são devidamente controladas;
  • encontrar solução de forma rápida para problemas operacionais.

Esta torre de controle é de extrema importância, pois facilita a tomada de decisão, os problemas podem ser detectados com uma maior agilidade.

Qual a sua principal função?

A torre de controle logístico ajuda a gestão de ocorrências, proporcionando uma boa visibilidade entre os parceiros comerciais, com esta torre você consegue capturar análises em tempo real, os provedores de logística podem melhorar de forma significativa as suas operações.

A cadeia de suprimentos ponta a ponta também pode ser aperfeiçoada, os dados são organizados e distribuídos entre as partes envolvidas no processo, assim, todos podem consultar as informações quando for devidamente necessário.

Quais as características dessa torre?

Para que o controle logístico possa funcionar adequadamente, é necessário respeitar 3 pilares, que são: tecnologia, pessoas e processos, mostraremos aqui, as características de cada um dentro da cadeia de logística:

1º Tecnologia

A tecnologia é utilizada para dar suporte ao processamento de informações, na logística, as aplicações mais comuns são: ERP, TMS, sistemas de rastreamento e de comunicação, a visão em tempo real é fundamental para que a logística possa funcionar corretamente.

2º Processos

É aqui que o foco será maior, principalmente no planejamento logístico, que envolve:  pagamento de faturas, auditoria de fretes, cotações, análise da eficiência de entrega, acompanhamento das cargas. Nos processos encontramos também as integrações, que ajudam a encontrar problemas de forma mais rápida.

3º Pessoas

As pessoas devem cuidar da análise crítica e do processo de tomada de decisão, com base nos relatórios que as ferramentas tecnológicas disponibilizam, são as pessoas que desenvolvem as estratégias que ajudam a solucionar problemas.

Como implementar?

Para a implementação, é importante entender como os processos funcionam, é necessário encontrar respostas para: "parâmetros atuais, lead time de entregas e recursos disponíveis", se você conhece o cenário atual, fica mais fácil definir quais objetivos serão atingidos, você pode escolher com mais facilidade as tecnologias e os treinamentos.

Se preferir, conte com a ajuda de uma empresa especializada como a Deverhum que é especialista em gestão de logística e treinamento de colaboradores desse segmento, para ajudá-lo a implementar a torre de controle logístico com os melhores consultores do mercado.

Principais KPIs e benefícios

Esta torre traz muitos benefícios para os centros logísticos, sendo que, a diminuição de custos e o monitoramento em tempo real são os benefícios mais relevantes, os KPIs que você deve considerar são:

  • tempo de entrega e coleta;
  • total de tempo do veículo parado, no trânsito ou no pátio;
  • veículos nas proximidades da empresa;
  • atrasos e motivos, etc.

Com estes controles, as equipes sabem com exatidão quais são as cargas em movimento, permitindo que haja um bom funcionamento de toda a cadeia de suprimentos.

Conclusão

Portanto, conte com a Deverhum para auxiliar no processo de construção da torre de controle logístico, eleve o nível de gerenciamento do seu centro de logística diminuindo custos e desperdícios com frotas ociosas, tenha acesso a uma equipe de treinamento para qualificar seus colaboradores e melhorar seu atendimento.

Leia também:

 

SIGA-NOS NO LINKEDIN

@deverhum-consulting

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>