Gerenciamento de Processos de Negócio: Conceito, Importância e Etapas

O gerenciamento de processos é parte fundamental de um projeto para ajudar a empresa crescer. É uma atividade que envolve os colaboradores e orientação dos processos visando escalar os resultados.

No mercado atual, as corporações estão investindo mais esforços dedicados no processo gestor para os melhores métodos de negócio serem consolidados.

O gerenciamento dedicado pode envolver diferentes setores e informações no ambiente interno da empresa, bem como de sua relação com o ambiente externo do mercado.

Neste artigo falaremos mais sobre esse tema e como ele pode impactar na sua empresa.

O que é gerenciamento de processo de negócio?

Quando abordamos sobre negócios é importante ao gestor compreender sobre o verdadeiro conceito desse tipo de processo. Gerenciar é uma atividade que requer controlar, monitorar e organizar informações relativas a um conjunto de atividades orientadas e estruturadas para geração de resultados e produtos que possam gerar valor para a empresa em suas atividades.

Em suma, é um método através do qual a empresa pode se organizar melhor internamente visando definir e atingir objetivos com a produção e oferta de produtos e serviços de qualidade.

Na prática, a empresa deve organizar as hierarquias, departamentos, setores e colaboradores sabendo atribuir responsabilidades para as equipes e pessoas certas para entregar os melhores resultados.

Sendo assim, podemos considerar esse método como uma geração de melhores práticas para a rotina de gestão e definição de etapas produtivas na empresa.

A importância do processo

Esse tipo de trabalho gera muitos benefícios para uma corporação ou empresa de qualquer porte. Sabemos que quando a gestão está bem orientada e bem organizada, observamos a simplificação de etapas de produção e elevação da taxa de produtividade.

Automatizando ações

Para automatização de processos com aplicação de métodos e de softwares é importante:

  • Realizar identificação das tarefas que de fato são importantes;
  • Investir na simplificação da gestão para melhorar o nível de eficiência da empresa;
  • Agilizar o processo de comunicação interna;
  • Manter todas as tarefas em dia, focando em evitar os atrasos.

​Os processos

No tocante ao gerenciamento de processos, temos três tipos:

Processo Primários

São processos que comumente agregam valor aos clientes, sendo atividades essenciais para que as empresas alcancem seus objetivos através da logística, produção, vendas, marketing e processo de entrega.

Processos de suporte

São atividades que podem oferecer mais apoio e suporte para a implementação de ações para os processos primários facilitando as atividades base. Abrange a infraestrutura de T.I, gestão de pessoas e manutenção.

Processos de gestão

Também conhecido como processo de controle, ele é implementado para acompanhar os dois processos anteriores aplicável através da governança corporativa, gestão estratégicas, gestão de qualidade e gestão de performance.

​Conclusão

Portanto, ao abordarmos sobre o gerenciamento de processos é importante começar com a definição de objetivos, planejamento de processos, criação de tarefas, delegação de tarefas aos colaboradores e implementação dos processos na prática.

Veja também:

SIGA-NOS NO LINKEDIN

@deverhum-consulting

 

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: