Gestão Ágil de Projetos: Conceito e aplicação

Qual é o conceito e aplicação de Gestão Ágil de Projetos para o ambiente de negócio da empresa? Esse tipo de gestão pode ser considerada como um conjunto de técnicas teóricas e práticas que visa otimizar o processo de entrega de um projeto.

Visa tornar todo o processo rápido e eficiente com aplicação da metodologia ágil procurando reduzir o tempo total de finalização dos projetos e entregar mais valor para o cliente rapidamente.

Porém, a sua aplicação não busca somente reduzir o tempo total para a realização dos projetos, mas para gerar mais valor em menor escala de tempo.

A Gestão Ágil de Projetos

A aplicação desse tipo de processo gestor permite criar ciclos mais curtos de desenvolvimento e entrega de produtos e serviços para o mercado consumidor.

Antes de aguardar o ponto de finalização de um projeto para enxergar o ponto de resultado, toda a equipe poderá acompanhar todos os pontos de evolução conforme cada etapa é concluída.

Para a empresa, a aplicação da metodologia ágil no processo gestor melhora o fluxo de trabalho, processos internos, engaja os colaboradores e demais parceiros e adapta a empresa para possíveis mudanças.

O Conceito

A aplicação desse tipo de ferramenta abrange o uso de ferramentas estratégicas que podem tornar os projetos de uma empresa mais dinâmica e que permita a entrega de resultados de forma mais eficiente e rápida.

Geralmente, as empresas aplicam ferramentas conceituais ou metodológicas como o Scrum, Kanban, Nexus, Lean e SaFe (Scaled Agile Framework).

Aplicação

A aplicação da Gestão Ágil de Projetos pode ser feita de diferentes formas como destacamos a seguir:

1 – Documentação

Permite documentar todo o planejamento e criar um modelo de gerenciamento a ser adotado pela empresa.

2 – Treinamento

Especifica modelos de métodos para treinar a equipe esclarecendo sempre os principais motivos para a adoção da metodologia.

3 – Orientação

Permite orientar o cliente a respeito do processo de entrega de resultados e enxergar como o projeto está sendo desenvolvido.

4 – Implementação

A empresa deve começar a implementação dos modelos de gestão em um determinado projeto visando realizar ajustes sempre que necessário.

Benefícios da Gestão Ágil de Projetos

A aplicação da Gestão Ágil conciliada com outras metodologias permite o registro de atividades, definição de expectativas, determinar resultados e atender outros pontos de geração de valor.

Ajuda a corporação a definir os responsáveis, orientação de equipes, determinar atividades e os prazos de forma a permitir a fácil consulta e o alinhamento de todos os envolvidos sempre que necessário.

​Treinamento

O treinamento deve ser sempre adequado e de fato ajudar a esclarecer processos de tomadas de decisão e de pontos de melhorias aplicadas em todos os processos de desenvolvimento e consolidação de negócios e produtos.

Conclusão

Neste artigo apresentamos os principais conceitos de Gestão Ágil de projetos sempre especificando a necessidade de gerar resultados em um tempo mais curto de tempo, com geração de valor para o cliente final e melhorando a qualidade dos projetos.

Para saber mais sobre Gestão Ágil, baixe nosso ebook gratuito: Caminhos Para a Gestão Ágil e a Indústria 4.0

SIGA-NOS NO LINKEDIN

@deverhum-consulting

 

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: