A atenção e tempo dedicados pelas empresas na busca por alternativas que permitam reduzir seus custos tem se intensificado a cada dia.
Contudo, não é incomum verificarmos que as iniciativas utilizadas pelas empresas nesse sentido não seguem um método estruturado de análise de oportunidades internas e do mercado fornecedor.
Como consequência, as equipes envolvidas em projetos de redução de custos deixam de gerar todo o potencial de ganhos financeiros que poderiam mesmo investindo tempo na realização de concorrências e negociações com fornecedores.
O que é Strategic Sourcing?
A ferramenta de Strategic Sourcing é um método que segue sete passos muito bem definidos que se inicia com a análise de dados dos volumes e itens/serviços comprados e que considera variáveis como complexidade do mercado fornecedor e maturidade da área de compras. Com essa inteligência podemos definir as categorias que possuem maior potencial de redução de custos e estabelecer um plano de trabalho quer irá priorizar aquelas com maior retorno financeiro. Com essa ferramenta conseguimos alavancar significativamente o poder de negociação da área de suprimentos além de criar instrumentos para gerenciamento dos riscos de fornecimento.
Sete passos do Strategic Sourcing:
- Desenvolver análise de gastos (materiais/ serviços x fornecedores);
- Determinar necessidades dos clientes;
- Conduzir análise do mercado;
- Desenvolver estratégias para a categoria;
- Avaliar fornecedores;
- Selecionar fornecedor e negociar acordos;
- Desenvolver Plano de Implementação e Monitorar Desempenho.
Nossa equipe de profissionais tem uma experiência longa e sólida na implementação de projetos de Strategic Sourcing com inúmeros cases de sucesso em empresas de grande porte e em diferentes seguimentos. Clique aqui para falar com nossa equipe.