Intraempreendedorismo – O objetivo é desenvolver

A andragogia trouxe o conhecimento de que os adultos avaliam cada informação que lhes chega e a incorporam ou não, em função de suas necessidades.

De acordo com os preceitos dessa ciência, a experiência é o livro-texto vivo do adulto aprendiz.

Um dos grandes desafios dos programas de treinamento e desenvolvimento pautados em cursos é mensurar o grau de absorção dos conceitos apresentados e a prontidão do profissional para colocá-los em prática. É aí que a abordagem do intraemprededorismo entra com uma série de vantagens sobre os modelos tradicionais pois ele permite que o profissional seja avaliado durante todo o projeto em termos de postura, relacionamento, conhecimentos e execução.

As características que devem fundamentar um programa de intraempreendedorismo nas organizações são:

Despertar no profissional a consciência da necessidade de desenvolvimento contínuo e a compreensão da necessidade de agir de forma ativa dentro da organização onde atua;
Permitir sempre a livre iniciativa do profissional na proposição de um projeto de intraempreendedorismo. Isso pode ser estimulado através da perspectiva dos benefícios que o profissional irá obter em sua carreira com essa nova experiência.

Um programa de intraempreendedorismo expõe os profissionais a situações práticas de liderança organizacional fazendo com que pratiquem habilidades fundamentais no mundo empresarial como:

  • Visão de negócio e identificação de oportunidades
  • Planejamento
  • Capacidade de influenciar pessoas
  • Compreensão detalhada do processo de interação entre departamentos e funções.

Olhando de forma mais ampla sob a ótica de um programa de desenvolvimento organizacional de médio e longo prazo, o projeto de intraempreededorismo pode funcionar como a base que irá preparar as habilidades cognitivas (planejamento, criatividade, capacidade de solução de problemas) e sócio emocionais (resiliência, agilidade emocional) de profissionais que podem ser elegíveis a um programa avançado de formação de lideranças através de cursos de gestão como os MBAs, por exemplo.

Fonte: Ebook Gratuito - Intraempreendedorismo: Desafio, Aprimoramento e Vantagem Competitiva.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: