Valuation: Você sabe o valor da sua empresa?

Quando falamos em Valuation estamos nos referindo a uma metodologia que permite avaliar o verdadeiro valor de uma empresa. É necessário compreender que todo empresário deve saber qual é o perfil de sua empresa, o seu real valor e a capacidade que a corporação possui para atrair mais investidores.

Ao quantificar o valor da empresa no mercado é possível se planejar melhor para determinado segmento em um ciclo futuro de projeção visando aproveitar de melhores oportunidades para gerar mais valor para o negócio.

O que é Valuation?

Oriundo do idioma inglês, esse termo significa ao pé da letra “processo de avaliação de empresas”. Permite trabalhar diferentes níveis de valores conforme a percepção que a empresa alcançou no mercado em relação aos seus investidores, parceiros e clientes.

Esse processo envolve a capacidade de julgar e calcular a posição que a empresa ocupa no mercado considerando a taxa de retorno de investimento que ela pode representar.

Na prática, a corporação pode ser avaliada em diferentes tipos de processos, eventos e para responder a diferentes questões, incluindo para oportunidades de aquisição de ativos, atualização contábil, fechamento de novos contratos e entre outras questões.

Como avaliar?

Uma das primeiras formas de aplicar a avaliação é através do estudo a respeito do fluxo de caixa da empresa que ajuda a verificar a mensuração de valores que circulam na geração de receita financeira para a corporação.

Outra forma é avaliar o potencial do negócio ou do novo produto que a empresa está desenvolvendo. Em alguns casos esse tipo de avaliação poderá ser intuitiva (sem seguir dados mensuráveis) ou se basear em pesquisas de mercado que ajudam a identificar novas oportunidades de mercado ou ambientes de “oceano azul”.

Outra forma, principalmente no caso de empresas já estabelecidas, é avaliar o faturamento anual da empresa e adotar políticas de previsão de faturamento para os próximos meses e anos, considerando uma estimativa que considere o histórico do fluxo de caixa da empresa.

O processo de avaliação considerará ainda diversos tipos de cálculos, análises de taxa de retorno e entre outros aspectos que devem contar como pontos favoráveis para a empresa.

Benefícios

Dentre os principais benefícios podemos indicar a possibilidade de conhecer o verdadeiro valor de mercado e de marca que a empresa atingiu ou atingirá no mercado, permitindo também melhorar outros aspectos favoráveis à evolução da empresa em seu segmento de atuação.

Por outro lado, ajuda a identificar fraquezas ou deficiências que podem surgir ao longo do tempo. Esse processo de avaliação ajuda o empreendedor a conhecer melhor a sua empresa e fazer cálculos realistas.

Conclusão

Atualmente, diferentes tipos de empreendedores e investidores procuram fazer parte de empresas bem avaliadas no mercado como forma de garantir maiores chances de crescimento e de geração de retorno em determinado ciclo de tempo.

Na prática de mercado, investidores e clientes confiam em empresas que de fato podem proporcionar retorno, qualidade e segurança em seus produtos e serviços, qualificando ainda mais a sua marca no mercado em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>