Treinamentos Online Valem a Pena?

Quando falamos em treinamentos online logo nos referimos ao crescimento de cursos online que estão em pleno crescimento, principalmente, em tempos de pandemia e de previsão de mercado pós-pandemia.

O principal benefício é permitir ganho de tempo, a possibilidade de estudar em qualquer lugar e de obter certificação de modo mais rápido. Por outro lado, existem fatores negativos, como a desconfiança em relação à credibilidade do certificado e do conteúdo aprendido.

O processo de treinar pessoas através de plataformas digitais pode ser bastante oportuno e vantajoso para empresas de diferentes segmentos, pois diferente do curso online, todo o conteúdo visa orientar equipes de trabalho para determinado projeto da corporação.

O treinamento on line e mais oportunidade para empresas

O período de pandemia do coronavírus intensificou o teletrabalho, a home office e o ato de estudar à distância.

Muitas empresas também reconheceram a oportunidade de treinar suas equipes através de plataformas de estudo e de distribuição de conhecimento digital.

Muito além de um simples e-book no formato digital, corporações e gestores de capital humano perceberam que é possível treinar a mão de obra de forma mais rápida e com baixo custo utilizando a internet e as plataformas digitais.

Benefícios dos treinamentos online

Inicialmente, o ato de treinar equipes remotamente gera positivos benefícios como:

  • Habitua o colaborador a trabalhar através de ambientes digitais e em processos remotos como teletrabalho e home office;
  • Reduz custos operacionais, reduzindo a necessidade de contratar escolas ou universidades para aplicar cursos profissionalizantes;
  • Não envolve a necessidade do funcionário e colaborador ter que sair de casa ou de seu posto de trabalho para estudar;
  • Reduz a necessidade de espaço físico dentro da empresa para aplicação de aulas de treinamento;
  • Inclui maior número de alunos dentro do mesmo ambiente digital sem contar com a limitação de uma sala de aula física;
  • Ganho de tempo com distribuição de material, conteúdo e processo de aprovação.

Comparação com os cursos a distância

Realizar uma faculdade ou curso profissionalizante a distância é uma realidade nos dias atuais. Porém, o processo de treinamento de uma empresa é mais específico para determinadas funções de trabalho e de desenvolvimento.

O curso online de curta duração muito encontrado em plataformas digitais possuem qualidade, mas dependem mais da autoridade do produtor do conteúdo.

O curso online existente em diferentes plataformas também oferece a comodidade de estudar em casa e no tempo livre, porém não oferece o mesmo foco do treinamento oferecido pela empresa, que muitas vezes são personalizados à demanda do contratante.

Conheça os Treinamentos On Demand Deverhum: treinamentos corporativos personalizados para a necessidade de cada negócio.

Não acredite somente no certificado

Existem empresas que oferecem treinamento específico e oferecem o certificado para o seu colaborador antes dele executar as principais funções.

Por outro lado, não é todo o tipo de treinamento que, obrigatoriamente, emite certificado, contando apenas como horas de contribuição ou de trabalho para o próprio funcionário.

Devemos lembrar que, no mercado digital em geral, existem cursos online que não são treinamentos e não são cursos profissionalizantes e, mesmo assim, oferecem certificado gratuito ou garantido.

Dependendo do tipo do curso contratado não é aconselhável acreditar somente no certificado, mas no conteúdo e na experiência.

Existem empresas que oferecem treinamentos mais realistas e focados nas experiências de mercado, incluindo pesquisas e perspectivas de cenários de investimentos, que nem mesmo as universidades incrementam em seus cursos.

Por outro lado, o treinamento de uma empresa por ser mais específico a uma função mercadológica não substitui a formação complexa de um curso acadêmico ou profissionalizante.

Portanto, dependendo dos objetivos da empresa, além da formação convencional, é importante que a organização e seus colaboradores acreditem no treinamento online e no desenvolvimento de conhecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>