Quando o BPO em Compras é a Melhor Estratégia

O BPO refere-se um tipo de processo presente nas empresas que possuem o objetivo de elevar a eficiência de suas operações produtivas com baixo ou médio investimento.

Dentre os principais objetivos iniciais, a empresa busca otimizar serviços e aprimorar melhores formas de colaboração com outras empresas em prol da criação de parcerias.

Atualmente, sabemos que a aplicação da tecnologia digital e da tecnologia da informação é possível realizar os trabalhos e executar determinados projetos em diferentes lugares fora da empresa com a colaboração de empresas terceirizadas.

O que é BPO?

O BPO (Business Process Outsourcing) significa, a partir de uma tradução direta, Terceirização de Processos de Negócios e refere-se a adoção da terceirização de funções e atividades em áreas internas ou externas da empresa.

Na prática, permite que uma empresa contrate uma empresa parceria (terceirizada) para reduzir custos, produzir de modo focado com geração de maior qualidade para a empresa contratante.

Responsabilidades

A empresa contratada passa a assumir os custos com pessoal, espaço físico, equipamento, entre outros, ajudando a empresa contratante a  reduzir custos e gerar uma cultura de aperfeiçoamento técnico na busca de melhores resultados.

Resultados iniciais

Dentre os melhores resultados iniciais do BPO ressaltamos a geração de aperfeiçoamentos e automatização de processos para a empresa parceira ou contratante partindo da redução de custos e elevação da eficiência em áreas específicas.

Qual a diferença entre BPO e terceirização?

Mesmo apresentando similaridades, o BPO e a terceirização comum apresentam diferenças sendo a mais significativa se refere ao processo de desenvolvimento de serviços e soluções técnicas com recursos altamente especializados.

O Business Process Outsourcing é reconhecido como uma modalidade mais profunda de terceirização, pois envolve processos definidos e aplicados por especialistas em determinada área carente de soluções na empresa contratante.

Esses tipos de profissionais são capazes de avaliar dados, promover estudos e desenvolver a renovação do conjunto de serviços a fim de melhorar a qualidade e a eficiência da empresa.

Enquanto que a terceirização comum se preocupa apenas a agrupar a realização de tarefas diretas em determinados setores por outra empresa prestadora de serviços.

Como reduzir custos

Assim como acontece com a terceirização comum, o Business Process Outsourcing permite também a redução de custos, porém permite ainda mais aprimorar a realização de processos e tarefas como um todo.

Dessa forma, a empresa parceria contratante consegue reduzir o peso das tarefas, gerar soluções especializadas e elevar a excelência de suas operações.

Consultoria

Muitas vezes o projeto de BPO pode ser antecedido por uma consultoria que precisará estudar e avaliar as condições da empresa parceira contratante ou determinado departamento específico.

Conclusão

Sabemos que boa parte dos profissionais alocados no cliente poderá conviver com os funcionários nativos da empresa gerando uma relação profissional positiva com troca de informações que podem ajudar ambos os lados.

É importante que as empresas tenham atenção sobre as informações que precisam ser repassadas, pois a comunicação técnica e profissional deve ser eficiente e compartilhada.

O importante é a busca de soluções e desenvolvimento de processos personalizados que impactem o negócio do cliente de forma positiva e diferenciada quando comparados aos modelos tradicionais.

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