Por que investir em tecnologia no setor de logística

A tecnologia no setor de logística desempenha um papel fundamental na alocação de recursos como matéria-prima e do produto final no lugar certo e no momento certo para o consumidor final.

Sabemos que o compromisso da logística em uma empresa é o de viabilizar a disposição de recursos e a entrega de mercadorias de forma eficiente, considerando no menor tempo possível e com o custo mais otimizado.

Para obter esse objetivo a aplicação da tecnologia se torna fundamental para possibilitar a melhor gestão com uma integração de aplicativos e ferramentas corretas.

Tecnologia no setor de logística

Considerando o Brasil como um país de dimensões continentais e com problemas de armazenamento e de transporte, as empresas precisam investir cada vez mais em sistemas que sejam mais seguros e robustos para propiciar os melhores resultados.

Geralmente, no Brasil, as empresas dedicam mais de 10% do faturamento às operações logísticas, enquanto que em outras economias mais avançadas ao redor do mundo o percentual não passa dos 7%.

O Brasil, atualmente, ocupa o sexto lugar no ranking mundial de países com maior índice de desvio ou roubo de carga, principalmente, nas rodovias.

Tecnologia e inovação

Sabemos que a gestão manual de processos está ficando cada vez mais obsoleta, além da lentidão gera muitos erros e conflitos de informações.

A tecnologia no setor de logística gera inovação, ganho de tempo e melhor entrega para os parceiros de negócios e para o consumidor final.

Com o implemento de inovações tecnológicas as empresas criam diferenciação competitiva em seu mercado de atuação e se tornam mais preparadas para um mercado cada vez mais dinâmico.

Foco no cliente

É importante que as empresas de diferentes setores tenham foco no cliente e em suas necessidades, pois o consumidor está cada vez mais informado nas redes sociais, e as empresas devem atender às exigências de rapidez, qualidade e agilidade para atender melhor e orientar melhor o seu cliente final.

A tecnologia certa

Geralmente, as tecnologias baseadas em logística podem ajudar a empresa a processar grande quantidade de dados de forma instantânea e de forma a facilitar a atualização de dados, podendo ainda escolher as melhores rotas, criar sistemas de rastreio de produtos e ainda monitorar os estoques.

Mais vantagens

Com a adoção da tecnologia no setor de logística, a empresa poderá otimizar os seus setores com mais padronização, orientação de processos e acesso pleno às informações de produtos e serviços pertencentes às práticas produtivas da empresa.

Através do uso de sistemas de gestão logístico e com a automação de dados é possível ter mais segurança e mais confiança, a partir do momento que a empresa tem acesso às informações de forma padronizada e unificada contando com uma base de dados que seja segura.

Conclusão

Portanto, a aplicação de tecnologia no setor de logística é fundamental para o crescimento da empresa e de geração de capacidade de resposta em seu mercado de atuação.

De todo modo, é importante que a tecnologia seja acessível e bem orientada para os colaboradores da organização.

Leia também:

SIGA-NOS NO LINKEDIN

@deverhum-consulting

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>