Os 4 principais benefícios da Terceirização Logística

Terceirização Logística

A terceirização logística é uma tendência cada vez mais evidente no mercado.

E grande parte disso se deve aos benefícios que essa relação comercial proporciona para empresas e consumidores.

Com a legislação cada vez mais se abrindo para a terceirização, já é possível repassar todas essas operações para empresas especializadas, mesmo que seja preciso contratar mais de um parceiro.

Uma das razões mais importantes que leva os gestores a optar pela terceirização é a falta de preparo para lidar com processos que influenciam diretamente nos resultados da organização. Porém, essa opção pode ser incrivelmente útil, tanto para os gestores já experimentados quanto para os iniciantes.

As companhias brasileiras que escolhem a terceirização logística estão atrás de maior eficiência operacional, reduzindo custos e investimentos em ativos. Neste post falaremos mais sobre ela, sua aplicação e os benefícios que as empresas podem obter com esse serviço.

1. Redução de custos

A redução de custos talvez seja o principal motivo que leva as empresas a optarem pela terceirização logística. Ela se dá por meio da diminuição da folha de pagamento e encargos referentes a elas e pela troca de alguns custos fixos por variáveis. Ou seja, com a gestão terceirizada, o negócio só absorve os gastos referentes ao trabalho realizado.

2. Foco no core business

Uma das grandes vantagens da terceirização logística é que a organização deixa de executar funções que não são primárias ao empreendimento. Isso permite ganhos de tempo e recursos para manter o foco na melhoria de qualidade dos produtos, garantindo diferencial competitivo e maximização dos lucros.

3. Eficiência na entrega e no transporte de cargas

Uma das etapas mais importantes dos processos logísticos é o transporte e entrega dos produtos ao cliente final. Se o cliente é o foco do negócio, a empresa precisa priorizar o atendimento a ele, trabalhando para que as entregas sejam realizadas no menor tempo possível e em excelente estado.

Ao terceirizar esses serviços, a organização delega a responsabilidade da carga a profissionais capacitados, exigindo que eles efetuem o transporte com segurança até o destino final.

Com auxílio da tecnologia, as transportadoras ainda podem localizar a melhor rota para determinadas cargas, reduzindo a probabilidade de atrasos na entrega. Além disso, elas também podem obter melhores preços de fretes, favorecendo os próprios profissionais do transporte.

4. Mais controle dos processos

Como a gestão passa a ser de responsabilidade de um parceiro, o papel do gestor de logística passa a ser mais analítico, comparando os resultados e objetivos que foram definidos. Assim, é possível verificar os motivos que possam ter levado ao não cumprimento das metas, e buscar soluções.

A otimização dos processos logísticos significa economia de tempo e dinheiro, sendo essencial para qualquer organização. Portanto, ao terceirizar a atuação, a marca passa a ter um controle simplificado dos custos e trabalhos envolvidos nas atividades internas e externas.

A terceirização logística pode ser a solução que você precisa para otimizar a sua gestão. Fale com um profissional da Deverhum Consulting para saber como implementar em sua empresa.

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>