O que você sabe sobre Intralogística?

A intralogística, também é referida no mercado como logística in-house. Trata-se de um processo no qual as empresas mantêm movimentação interna das mercadorias, matérias-primas e estoques em seus centros de armazenamento, distribuição e pontos de produção.

Mesmo que, inicialmente, seja algo simples, mas na prática requer planejamento, estudo e cálculo para evitar excedentes e desperdícios de tempo e espaço.

A importância da intralogística

Quando estudamos o setor logístico sempre pensamos em caminhões, transporte e processos de entrega e estocagem de mercadorias.

Porém, em cada etapa, independente do modal de transporte e da abrangência do projeto, é importante ter conhecimento prévio sobre cada tipo de atividade que será executada.

Ao introduzir uma gestão qualitativa na empresa, ficará mais fácil contar com um sistema logístico de forma integrada para qualificar as principais atividades desde o transporte de matéria-prima, planejamento da produção, alocação de insumos, armazenamento de insumos e produtos, classificação e organização para a destinação de cada item.

Ao aplicar o processo intra logístico, a empresa começa a ter visão mais detalhada sobre cada fator e etapa envolvida. De todo modo, também é oportuno contratar um profissional com conhecimento amplo e específico.

Mais conhecimento

A aplicação desse tipo de processo e de gestão logística exige domínio sobre conhecimentos na área de controle de projetos, integração de banco de dados, desenvolvimento e manuseio de ferramentas de automação, desenvolvimento de cronogramas e de sistemas de registros de entrada e saída.

Benefícios da Intralogística

Ao optar por realizar o melhor trabalho possível para a orientação interna do processo de organização, armazenagem e entregas, a empresa sempre terá a casa arrumada para produzir e entregar mais qualidade.

Dentre os principais benefícios, podemos citar:

1 – Elevação da produtividade

Ao aplicar processos intralogísticos, a empresa aproveitou o máximo do conhecimento de suas equipes de apoio, das ferramentas e de todo o planejamento.

2 – Melhoria no posicionamento

Ao adotar uma melhor gestão no ambiente interno e externo, teremos atividades mais qualificadas para os setores de armazenamento, transporte e processo de entrega.

Esses fatores são importantes para atender às expectativas dos clientes, satisfazer o mercado consumidor e melhorar o posicionamento da marca da empresa no mercado.

3 – Redução de custos operacionais

A elevação da qualidade da organização também ajuda a reduzir custos operacionais através de uma intralogística que adiciona novos atributos de valor no processo produtivo e de distribuição.

Ajuda na identificação de erros, desperdício e perda de tempo da mão de obra, buscando alternativas para melhorar cenários internos e externos.

Portanto, a aplicação da logística in house está ligada às atividades de movimentação de insumos, materiais e mercadorias nas unidades fabris, armazéns e centros de distribuição.

Visa garantir o melhor funcionamento possível para o processo de alocação e distribuição de insumos necessários para a empresa.

Procura atender também às necessidades dos colaboradores oferecendo as melhores condições de trabalho. Vale a pena conhecer essa área de conhecimento e aplicá-la da melhor forma possível a favor da empresa e de suas atividades logísticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>