O que faz um consultor de Logística

O consultor de logística é um dos profissionais mais requisitados pelas empresas na atualidade.

Essa área lida com compras, administração de insumos, controle de estoque, transporte, canais de distribuição, orientação para o ponto de venda e o relacionamento com o consumidor final.

Esse profissional precisa ter amplo conhecimento nesta área, além de ter habilidades nas áreas de administração, marketing e negócios. Atualmente, a gestão de produtos, serviços, bens e informações têm sido cada vez mais demandada no mercado e nas empresas.

A importância da logística

Essa área é considerada muito fundamental para a melhor condução dos projetos relacionados à origem e destinação de produtos e serviços.

Muito além do modal de transporte e dos canais de distribuição, cuida sempre do inventário, manuseio do produto, empacotamento, armazenamento, segurança e processo de entrega.

A importância do consultor de logística

Esse tipo de consultoria é importante para solucionar gargalos nas áreas de organização de insumos, estoques, vendas e distribuição, além do setor de compras da empresa.

Em muitos casos, pode ocorrer da empresa realizar vendas e não ter estoque para completar a entrega, ou fazer as entregas fora do prazo previsto.

Essa consultoria pode ajudar a empresa a evitar erros como armazenamento incorreto, erros na recepção e separação de pedidos, além de desperdícios que podem ocorrer com aumento de custos.

Todas as empresas precisam se organizar para manter a produtividade e evitar atrasos. Essas questões podem criar, quando não corrigidas, perdas financeiras e queda na qualidade da gestão de suprimentos.

A consultoria

Ao contratar esse tipo de consultoria, a empresa conseguirá reestruturar todos os processos da empresa, principalmente, para gerar mais eficiência para a cadeia de suprimentos, de forma mais produtiva e econômica.

É importante que o consultor conheça todas as condições da empresa e todas as funções inerentes ao processo produtivo.

As principais etapas

Ao inserir essa consultoria na empresa, é necessário seguir as etapas previstas.

  • Diagnóstico - Através do diagnóstico é possível mapear o cenário logístico da corporação e identificar os pontos fortes e os pontos fracos.
  • Estudo de riscos - Ao buscar analisar os riscos, o consultor e os responsáveis pela empresa poderão avaliar os problemas considerando cada risco envolvendo toda a cadeia de suprimentos.
  • Controle - A consultoria precisa se dedicar para gerar uma cultura de controle, verificando possíveis melhorias a serem inseridas com a eliminação de riscos.
  • Implementação - Depois de todo o estudo realizado, o consultor poderá apresentar uma sugestão de projeto a ser implementado contendo metas, prazos e indicadores de qualidade.
  • Avaliar resultados - Depois de todas as etapas implementadas, é importante que o consultor e as partes responsáveis avalie os resultados alcançados.

O profissional de consultoria costuma ser procurado em virtude de sua experiência, visão de mercado e capacidade técnica para orientar empresas e funções específicas.

Ele ajuda a apontar erros e oportunidades para serem corrigidos, percebidos e aproveitados pela empresa. A sua principal função é oferecer suporte para as empresas, buscando viabilidade econômica e melhores processos.

E se estiver considerando contratar uma consultoria logística, fale com a Deverhum Consulting e surpreende-se com o resultados.

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>