Logística no Metaverso: entenda os impactos deste novo mercado

As empresas precisam pensar cada vez mais na logística no metaverso, a considerar esse novo ambiente digital de interação social e de informação de dados, a considerar também todas as revoluções que essa nova tecnologia poderá provocar nas rotinas das empresas e na criação de novos negócios.

Inicialmente, devemos considerar que o metaverso gerará profundas modificações nas relações sociais, mercadológicas e tecnológicas do mercado atual e futuro.

Neste artigo falaremos mais sobre esse conceito para o setor logístico a ser implementado para os setores produtivos, de armazenamento e de transporte.

O que é metaverso?

Trata-se de um ambiente virtual a ser compartilhado por pessoas que podem interagir e aplicar dados para realização de atividades dentro da realidade virtual, realidade aumentada e demais tecnologias.

É um novo espaço que promete imersão para um ou mais indivíduos conectados e presentes neste ambiente virtual e digitalizado, porém hiper-realista no qual as pessoas poderão usar avatares customizados para socialização.

Sendo assim, o metaverso é considerado como uma evolução positiva da atual internet, com a diferença de proporcionar a criação de uma segunda vida dentro do mundo virtual.

Logística no metaverso

Devemos lembrar que o setor logístico abrange setores como produção, armazenamento, manuseio, transporte e processos de entregas de insumos, produtos e cargas em geral.

No contexto físico, abrange também a transposição de insumos e mercadorias de um ponto a outro, porém as empresas estão implementando novas tecnologias informacionais digitalizadas para tornar todo o processo mais seguro e muitas estratégias poderão se fazer presente também no metaverso.

Dessa forma, sistemas de integração de entrega de produtos e serviços poderão ser utilizados no ambiente do metaverso podendo registrar ou realizar tarefas de segurança, posicionamento de marcas e produtos, vendas, monitoramento de produtos, rastreamento e entre outros métodos.

Objetivos de mercado

Um dos principais objetivos é conseguir aprimorar o planejamento bem como a configuração do serviço de forma certa, considerando as demandas do mundo real e do mundo digital.

No futuro próximo, será possível por meio da logística no metaverso, realizar compras em um e-commerce existente em realidade aumentada e receber o produto em forma digital ou física no endereço indicado.

Lembrando que, no metaverso não há limites geográficos ou exclusividade de lojas físicas superando assim a limitação de atendimento ou de estoque, pois no universo virtual o fator produto disponível será ilimitado.

Olhar para o futuro

A considerar o mercado no futuro, essa nova tecnologia deverá alterar processos sociais, econômicos e até culturais, sendo a inovação um fator essencial para a logística nesse novo ambiente.

Conclusão

Portanto, ao abordarmos sobre a logística no metaverso, saberemos que essa nova tecnologia promete empoderar novos investidores e empreendedores no mercado logístico e de inovação.

O novo ambiente de relação ajudará a transportar marcas e produtos de uma nova maneira para clientes externos e internos de uma empresa, permitindo ainda a abertura de novos modelos de negócio.

Ressaltando que o novo ambiente virtual do metaverso servirá como ponto de novos testes, treinamento e aplicação de melhorias para o mercado e seus clientes.

Leia também:

SIGA-NOS NO LINKEDIN

@deverhum-consulting

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>