Insumos Agrícolas no Mercado Brasileiro

Os Insumos Agrícolas são de extrema importância para a agricultura no Brasil e no mundo, somente em março de 2020, o número de fertilizantes entregues no mercado chegaram a uma taxa de 15,5%, segundo a Associação Nacional para difusão de Adubos (ANDA), para aprender um pouco mais sobre os insumos, acompanhe aqui!

O que são insumos agrícolas?

São os produtos químicos, mecânicos ou orgânicos, que utilizamos em todos os cultivos de plantas, animais e em todo o agronegócio, podemos encontrar insumos específicos para plantas, animais dentro da produção de agropecuária.

No solo, os fertilizantes são os insumos mais comuns, pois ajudam a fortalecer as plantas com os nutrientes necessários para a sua sobrevivência, também podemos incluir herbicidas, inseticidas e fungicidas, que atuam no combate às pragas.

Percentual do PIB sobre os insumos

Em 2021, o PIB do agro chega a 27,4% segundo dados da CEPEA USP, o aumento da produção nacional dos fertilizantes foi fator determinante, para que o PIB do agronegócio alcançasse um número tão impressionante no auge da pandemia.

Os agrosserviços também alcançaram um resultado impressionante com relação à 2020 e 2021, de acordo com a CEPEA, em 2021, o agro obteve os seguintes desempenhos 1,63% para a agroindústria e 2,56% para os agrosserviços.

Os insumos e a logística, como diminuir os gargalos no transporte?

Os gargalos logísticos no Brasil são muitos, mesmo com a tecnologia evoluída, estes problemas afetam diversas áreas e o agro é uma dessas áreas, o planejamento de malha logística é apenas um dos procedimentos que podem ajudar a minimizar o impacto negativo que a logística causa para muitas empresas.

Os serviços que a Deverhum oferece aos clientes, ajudam a reduzir custos, melhorar o atendimento e permite um controle de estoque e logística mais eficiente.

Tipos de insumos

Existem insumos agrícolas para várias situações dentro do agronegócio, abaixo, listamos alguns mais necessários na realidade atual do nosso país:

1º Insumos mecânicos

Neste grupo incluímos máquinas, equipamentos, metodologias e implementos agrícolas, veja os exemplos mais comuns: arados, tratores, semeadeiras, pulverizadores e equipamentos de irrigação.

2º Insumos químicos

São materiais com origem nos minerais e rochas, os adubos químicos e os defensivos químicos são bons exemplos que estão dentro desse grupo, o órgão responsável por fiscalizar e aprovar o uso dos insumos no Brasil é o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Somente neste ano de 2022, o MAPA já registrou cerca de 46 defensivos agrícolas, alguns desses defensivos fazem parte da agricultura orgânica.

Conclusão

Portanto, agora que você sabe um pouco sobre insumos agrícolas, não deixe de conferir os serviços que temos disponível para melhorar a logística de sua empresa.

O agronegócio brasileiro alimenta cerca de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo, por isso, as empresas desse setor necessitam de aliados que ajudem a melhorar o planejamento estratégico e tático.

Nós da Deverhum somos especialistas em consultoria empresarial para Supply Chain, Suprimentos, eficiência operacional, treinamento e desenvolvimento.

Possuímos sólida vivência no setor sucroalcooleiro, com projetos realizados nas áreas de manutenção, logística e suprimentos. Temos projetos realizados na Copersucar, Usina São Martinho, Usina da Pedra, Usina Batatais, Usina São Manoel, Odebrecht Agrícola, entre outros.

Temos ainda, programas de consultoria para atender toda a cadeia de fornecimento, com cursos, palestras, coaching executivo, os formatos dos conteúdos são adaptados conforme às necessidades de cada negócio. Consulte-nos.

SIGA-NOS NO LINKEDIN

@deverhum-consulting

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>