[Infográfico] Os 7 Desperdícios do Lean

Desperdício é tudo que consome recursos, mas não agrega valor ao cliente.

Um dos pilares do sistema lean, ou mentalidade enxuta, é a busca pelos desperdícios que podem ocorrer cotidianamente em uma empresa. O conceito é bem simples: desperdício é tudo que consome recursos, mas não agrega valor ao cliente. Difícil é eliminá-lo.

Um grande problema dos desperdícios é que eles, na maioria das vezes, ficam ocultos em meio aos processos produtivos. E como encontrá-los é o primeiro passo para combatê-los e eliminá-los, isso muitas vezes não é uma tarefa simples.

Uma boa dica para combater isso é tentar visualizar os “7 tipos de desperdícios”, conceito pioneiramente desenvolvido por Taiichi Ohno (1912-1990), um dos principais executivos da trajetória da Toyota, considerado um dos criadores do inovador sistema de gestão da montadora que deu origem à filosofia lean, autor de diversos livros sobre o assunto.

Pois vamos tentar entender, então, os “7 desperdícios do lean” com o seguinte infográfico desenvolvido por Rodilson Silva, do Guia Corporativo:

7 Desperdícios do Lean

 

Veja também: Consultoria Empresarial em Lean Manufacturing

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>