Gestão de Estoque ou Armazenagem? Entenda a Diferença!

A gestão de estoque assim como a gestão de armazenagem fazem parte das estratégias de produção e de vendas de uma empresa engajada em alcançar novos mercados.

De todo modo, a empresa precisa saber lidar com ambos visando garantir melhores processos que sejam de fato mais eficientes.

Tanto o estoque quanto a armazenagem podem ser compreendidos como sinônimos, mas na verdade não são, porém um pode complementar o outro em um projeto profissional de logística.

É fundamental compreender a gestão para esses tipos de atividades buscando sempre os melhores pontos de diferenciação.

A gestão de estoque e de armazenagem

Inicialmente, podemos afirmar que a armazenagem é um processo que corresponde ao processo de armazenamento de produtos e de mercadorias para atender os projetos de uma empresa ou mercado de atuação.

Por outro lado, a estocagem se refere às atividades presentes no processo de armazenagem, sendo a armazenagem um processo mais amplo, enquanto que a estocagem é um processo mais específico.

Dessa forma, assim como as atividades de gestão de estoque podem controlar vários processos de modo abrangente para atender a uma linha de produção, a gestão de armazenamento é de cunho mais operacional tendo a ver com procedimentos de recebimento, separação, alocação e atendimento de produtos e pedidos.

Visão empreendedora

Na prática, o empreendedor consegue aprimorar a sua visão sobre processos logísticos e de disposição de materiais ou de produtos finais no processo logístico dedicado para o atendimento produtivo e de vendas no mercado.

A importância da gestão

Como falamos anteriormente, a gestão de estoque e de armazenagem não são a mesma coisa, mas se complementam em um intenso dinamismo.

Porém, de forma mais dedicada, a armazenagem costuma ser mais dinâmica, sendo o estoque um ponto mais estático.

Isso ocorre pelo fato das atividades envolverem processos de movimentação de mercadorias que sempre necessitarão de melhores processos de flexibilização com pleno controle de movimentações dos estoques e pontos de saída e entrada.

A melhor organização

A aplicação de gestão de estoque de forma fundamental e profissional abrange espaços de armazenamento com uso de prateleiras, empilhadeiras, paletes e pontos de organização mais específicos.

Enquanto isso, a armazenagem abrange funções que incluem o recebimento de itens necessários aos trabalhos da empresa, como as atividades de conferências de produtos para direcionar a estocagem, a embalagem de produtos e todos os processos de expedição.

Conclusão

Portanto, é fundamental que a empresa define bem a gestão de estoque e armazenagem, considerando como parte de uma rede complexa de funções compreendidas a uma estrutura de armazenagem localizada ou abrangente.

De todo modo, a empresa precisa inserir meios para realizar que todas as atividades atendam às expectativas da empresa gerando mais soluções e capacidade de resposta para o seu mercado e clientes diretos.

Veja também:

SIGA-NOS NO LINKEDIN

@deverhum-consulting

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>