A gestão de compras é um dos setores mais estratégicos de uma empresa. Além de identificar se a corporação possui verba disponível é necessário ter visão de mercado, definir estratégias e evitar erros que possam envolver gastos desnecessários no processo de aquisição de insumos e mercadorias.
É fundamental que esse setor da empresa ajude a empresa a se manter sempre competitiva no mercado e que esteja de fato atrelada também à gestão geral da empresa.
O que é gestão de compras?
Esse setor da empresa se responsabiliza pela eficiência de processos de seleção de fornecedores, conferência de preços e de condições para adquirir insumos de produção e renovar o estoque.
Na prática envolve a aplicação de um conjunto de estratégias que podem viabilizar a aquisição de materiais de produtos, contratação de serviços vinculados aos produtos, máquinas, mercadorias e demais necessidades a serem atendidas.
O setor de compras de uma indústria, por exemplo, precisa tomar decisões certas para a aquisição de insumos de produção. Empresas que atuam no mercado de varejo e de distribuição precisam tomar a decisão para a aquisição de mercadorias para renovação de estoque.
O fundamental também é adquirir os suprimentos necessários para a manutenção das atividades da empresa em seu dia a dia e em seu processo produtivo.
Principais responsabilidades
Esse setor é responsável pela aquisição de produtos conforme as especificações relativas à qualidade, quantidade de cada produto, o tempo de entrega ou localização a ser efetuada a entrega do produto comprado.
Também prevê a seleção de fornecedores para atender cada tipo de produto e serviço da empresa, além de ter de negociar os termos contratuais de condições de compra.
Atua para a emissão de pedidos, registro de negociações, cotações e organização da entrega ou casos de devolução.
Esse departamento precisa manter todo o fluxo de mercadorias e manutenção de suprimentos para a produção.
O processo de compra
Organizando esse departamento da melhor forma possível em empresas de diferentes portes, é possível colocar em prática as estratégias certas para organização da aquisição e administração dos insumos.
Todo o processo de compra se inicia quando se identifica uma determinada demanda, ou seja, a real necessidade para adquirir determinado item essencial para a produção, estoque ou rotina da empresa.
Posteriormente, a empresa realiza a cotação de preços junto aos fornecedores para avaliação de preço, qualidade e outros fatores como prazo de entrega.
Boas práticas
Esse setor ao ser considerado como estratégico dentro de uma empresa visa sempre equilibrar a melhor relação entre fornecedores, clientes, fluxo de produção e elevação da eficiência da empresa.
Pensando no consumidor final
A empresa deve alinhar o processo de administração do setor de comprar com a demanda e expectativa do cliente final, sabendo alinhar as compras à verdadeira demanda de seu mercado consumidor.
Conclusão
De toda forma, a empresa precisa organizar suas atividades de compras de maneira profissional e direcionada para solucionar demandas internas para a produção, para a prática de diversos setores da empresa e para atender seus clientes diretos.
É fundamental que todos os produtos e insumos necessários estejam sempre disponíveis para atender a empresa e seus processos produtivos sempre evitando desperdícios e paralisação de atividades.
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