Estoque Sazonal: Do planejamento à operação

Quando falamos no estoque sazonal nos referimos a um conjunto de mercadorias e produtos utilizados para o atendimento de uma demanda de mercado além da curva padrão dos clientes.

Também referido como estoque de antecipação, ele visa atender a uma procura adicional por determinado produto e serviço pensando de forma planejada e preventiva para atender melhor o cliente.

O que é estoque sazonal?

O estoque por antecipação visa elevar a quantidade produtos e a capacidade de prestação de serviços em um determinado ciclo do ano, sendo uma importante estratégia de gestão de estoque e de visão logística para adequar determinado volume de produtos para atender a uma demanda sazonal de mercado.

O principal objetivo desse tipo de estoque é buscar atender a um tipo de procura ou necessidade variável por parte dos clientes, importante frisar que a boa atuação desse tipo de estoque dependerá sempre de um bom plano logístico inserido em práticas de gestão positiva.

A importância do estoque sazonal

Esse tipo de estoque exerce grande importância no planejamento da empresa para a gestão de estoques. A importância está em fazer estudos e execuções de forma antecipada para atender aos clientes em um determinado período de tempo (podendo ser por dias, semanas ou meses), e atingir os objetivos de uma estratégia de vendas.

Na prática, ajuda a elevar a margem de lucro com as vendas e a manter o nível de satisfação dos clientes. Devemos lembrar que o estoque é a acumulação de matérias-primas, ferramentas, suprimentos e produtos já finalizados para atender a determinado processo produtivo ou ao mercado final consumidor.

Em termos físicos, os estoques permanecem em locais como pátios, armazéns, solo de fábrica, galpões e pontos de transporte (entrada e saída).

Segmentos de mercado

É importante lembrar que, para cada segmento de mercado poderá existir um nível de sazonalidade diferenciada. Como, por exemplo, vender mais sorvete no verão e vender mais casacos no inverno.

Para a produção de produtos acabados, a gestão responsável deve estar atenta para a alocação de insumos que não são produzidos de modo linear, ao perceber que poderá ocorrer dificuldades para aquisição de matérias-primas e de produtos em determinada fase do ano.

A queda da oferta de insumos e de produtos poderá comprometer as atividades da empresa, principalmente, para manter o nível de estoque correto pronto para atender a demanda de forma imediata.

Os Itens sazonais

Quando nos referimos aos itens sazonais devemos apontar as matérias-primas e produtos que apresentam alto nível de demanda em determinada estação do ano, como no caso do sorvete e do casaco exemplificado anteriormente.

Dentre outros fatores, a localização do negócio da empresa poderá gerar novas sazonalidades como no caso de cidades turísticas que dependem de altas temporadas de procura.

Conclusão

Portanto, o estudo e planejamento do estoque sazonal é de grande importância para empresas que precisam atender alto nível de procura em determinada época do ano ou em determinado segmento de mercado. Sendo essencial o planejamento certo e a aplicação mais adequada.

SIGA-NOS NO LINKEDIN

@deverhum-consulting

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>