Dia do Profissional de Logística – Lei é Sancionada

Nesta segunda-feira (6) foi comemorado o Dia do Profissional de Logística. O marco foi aprovado através da Lei 14.329, que criou a data de 6 de junho como o dia a ser comemorado anualmente. Essa nova lei foi publicada no Diário Oficial da União no dia 4 de maio de 2022.

Sendo assim, já estão em vigor as comemorações e projetos ao redor dessa data que pertencem também aos esforços da Abralog (Associação Brasileira de Logística).

Neste artigo falaremos mais sobre a aprovação dessa lei e como essa data impacta no setor logístico.

O dia do profissional de logística

Foi aprovado em maio de 2022, a lei que institui a data de 6 de junho como o Dia Nacional do Profissional de Logística. Essa data faz referência ao Dia “D”, ou a data do desembarque dos aliados durante a Segunda Guerra Mundial, na Normandia, região situada ao norte da França.

Essa operação militar, na época, marcou o início da derrota dos nazistas considerando também os movimentos logísticos das forças aliadas para o resultado das vitórias nas batalhas.

No entanto, a elaboração dessa lei no Brasil dependeu de apresentação de proposta de lei em 2017.

Impactos da aprovação da data

A apresentação e aprovação da lei que institui a data visa valorizar os trabalhadores que atuam no segmento de mercado dedicado à logística, sendo profissionais com perfil flexível com a capacidade de enfrentar jornadas em horários de trabalhos muitas vezes não convencionais.

A atuação profissional, geralmente, ocorre em locais como centros de distribuição, fábricas, portos, aeroportos e varejo.

Dessa forma, torna-se fundamental reconhecer o trabalho desses profissionais com destaque em relação à economia brasileira e nos setores públicos e privados.

Geralmente, os profissionais de logística são responsáveis por orientar tarefas como gestão de materiais e recursos, incluindo atividades de melhoria de utilização dos espaços físicos da empresa, processos e prazos para o pleno controle de estoque e ponto de armazenagem.

A importância da logística

Ao relatar sobre o dia do profissional de logística, devemos ressaltar que esse setor de atuação está ligado a um ciclo de produção que considera o ponto de origem de uma determinada matéria-prima até o ponto de consumo, considerando também o retorno de resíduos e embalagens.

Sabemos que a logística empresarial tem ganhado cada vez mais importância para as funções operacionais bem como para o planejamento estratégico.

A logística requer planejamento, pesquisa, execução e monitoramento em todas as suas atividades atreladas ao ciclo dos produtos.

Conclusão

Portanto, o dia do profissional de logística visa reconhecer o papel desse profissional em nossa economia e, sobretudo, a importância das metodologias envolvidas no setor.

De todo modo, é importantíssimo reconhecer o profissional bem como as empresas que se esforçam para reconhecer a dedicação e a desenvoltura de sua atuação nesse setor tão importante.

Torna-se importante para empresas e organizações investir da melhor forma possível na modernização do departamento de logística e nas práticas orientadas para esse setor.

Leia também:

SIGA-NOS NO LINKEDIN

@deverhum-consulting

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>