Como Otimizar o OTIF (On Time In Full) da sua empresa

A principal função dessa metodologia é elevar a satisfação dos clientes em relação aos serviços oferecidos pela empresa.

Atualmente, com a ajuda da OTIF, boa parte das empresas procuram otimizar suas atividades ligadas ao setor de logística, principalmente, para entregar o produto para o cliente dentro do prazo prometido.

Considerando a concorrência e o crescimento do e-commerce, as atividades logísticas se tornam cada vez mais desafiantes. Geralmente, se um produto ou informação for perdida, todo o processo de qualificação de geração de valor para o cliente poderá ser perdido.

Sendo assim, o compromisso com prazos e a competitividade no atual mercado não aceita falhas. Dessa forma, os gestores mais atenciosos procuram inserir procedimentos e ferramentas para o monitoramento do trajeto do produto, desde a saída do ponto de venda (ou do estoque) até o destino final (o endereço de entrega do cliente).

O que é OTIF?

OTIF é uma sigla que no idioma inglês significa “On Time In Full”, e se refere a um indicador técnico de desempenho de tempo e qualidade para o processo de entregas de produtos.

A principal função dessa metodologia é elevar a satisfação dos clientes em relação aos serviços oferecidos pela empresa.

Mas, o que significa?

Quando falamos em “On Time In Full”, devemos lembrar que os termos “On Time” significa “data e horário” relacionado ao prazo referente ao local de entrega.

O termo “In Full” refere-se à necessidade do produto ser entregue completo e integralmente em suas especificações, qualidade e condições de uso.

Ajudando empresas

Essa metodologia quando empregada de forma planejada e com o uso de ferramentas certas torna-se num importante KPI, indicador de qualidade, para gerar qualidade e eficiência para a entrega do pedido.
Permite que todos os pedidos e encomendas sejam entregues dentro do prazo. Busca atender as expectativas dos clientes, visando elevar os níveis de satisfação do consumidor e ampliando o processo de fidelização.

Ao adotar o “On Time In Full”, temos uma importante operação, porém o nível de operação deve ser definido a partir do conjunto de informações, os períodos a serem apurados e elaboração dos indicadores corretos.

Relatórios

Posteriormente, a empresa que usa essa metodologia poderá gerar relatórios junto com os centros de estoque e com as transportadoras evitando extravios ou pedidos trocados.

A otimização

A aplicação dessa metodologia ajuda bastante a melhorar os resultados da empresas como:

  • Qualificação do serviço de entrega;
  • Redução do retrabalho;
  • Redução de riscos na logística reversa;
  • Elevação da qualidade do serviço da transportadora;
  • E melhoria no grau de satisfação do cliente.

Soluções para o mercado

Ao aplicar essa metodologia, a empresa procura entregar para o cliente o produto certo dentro do prazo, mantendo o compromisso com o consumidor final.

Ao entregar dentro do prazo prometido, a empresa está “On Time”, e quando a empresa entrega o produto em perfeitas condições, está em “In Full”.

Portanto, a aplicação dessa ferramenta visa evitar o atraso de entregas e a manutenção da qualidade dos produtos. Essa metodologia é fundamental para grande parte das empresas.

Leia também: Entenda os Principais KPIs da Logística

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>