Como contratar uma transportadora passo a passo

O ato de contratar uma transportadora pode exigir determinados cuidados.

Sabemos que o crescimento de mercado e surgimento de novas tecnologias ampliam cada vez mais o contato entre as empresas para a realização de negócio e de parcerias.

As parcerias podem envolver compra e venda de serviços, bem como de mercadorias gerando a necessidade de criação o contratação de processos logísticos especializados no transporte de bens em diferentes tipos de modais.

Como contratar uma transportadora?

No caso do Brasil, por ser um país com grande predominância de rodovias como modal, é mais comum as empresas contratarem frotas de caminhões do que linhas de trem ou de transportes marítimos para executar os projetos de retirada ou entrega de produtos.

A seguir daremos algumas dicas para fazer uma contratação mais segura e certa.

1 – Verifique as empresas disponíveis no mercado

É importante que a empresa contratante verifique a quantidade de empresas disponíveis no mercado de transporte.

É importante fazer uma pesquisa por telefone ou internet para selecionar as empresas que trabalham com o modal certo, considerando a localidade, o perfil da carga e as dimensões.

2 - Qualidade da empresa

É importante verificar a qualidade da empresa e a reputação das transportadoras que pretende contratar. Quando uma empresa é contratada ela se torna parte da operação e pode influenciar diretamente o resultado.

Por meio de entregas, a prestadora desse tipo de serviço pode melhorar os processos produtivos da empresa contratante. Para tal, é fundamental que a contratante verifique a reputação da prestadora de serviço e a qualidade de seus serviços.

É fundamental verificar se ela é capaz de cumprir prazos, oferecer bons preços e realizar a entrega com excelência.

É muito importante confirmar a reputação da prestadora de serviços de transporte, verificando os sites e o histórico da mesma no mercado.

3 - Valor do frete

A contratante também deve considerar o valor do frete, conforme as distâncias e as condições do contrato. Verificar a excelência do serviço e compará-lo com o valor do frete.

É importante comparar e saber solicitar descontos conforme a quantidade de volume a ser transportados. Porém, a empresa que irá contratar precisa equilibrar um bom preço com boa qualidade.

No caso de empresas que realizam vendas via internet é importante considerar diferentes variáveis. Normalmente, as empresas online consideram apenas o peso real do produto, porém fatores como tempo e preço também precisam ser considerados.

Portanto, na hora de contratar uma transportadora todas as informações a respeito da empresa precisam ser consideradas e avaliadas.

Além dos fatores como preço, prazos e condições de contrato, fatores como tecnologia de automação nos processos logísticos também é um diferencial.

É importante considerar a geração de benefícios tanto para as empresas quanto para as transportadoras que possam atuar como parceiras somando qualidade ao processo.

Vale a pena analisar as condições de sistemas, tecnologia e habilidade, além de preço e prazo, no momento da contratação.

Conheça a consultoria em Gestão de transportes Deverhum. Processo que permite controlar toda a operação de transportes de forma integrada, tendo como finalidade otimizar cargas, rotas, modais e veículos. Esse serviço inclui todas as etapas de transporte incluindo carga, descarga, transito, paradas, entre outras. Clique Aqui para saber mais ou entre em contato conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>