4 Mitos sobre logística que talvez você acredite

Existem mitos sobre logística que podem prejudicar o planejamento de qualquer empresa na atualidade. Sabemos que o setor logístico é um dos mais estratégicos para o crescimento de uma empresa e para a elevação de suas forças de atuação em seu mercado.

É importante pesquisar melhor sobre a área, escutar os melhores profissionais do setor e, principalmente, acompanhar as novas tendências de mercado.

Os principais mitos sobre logística

A seguir enumeramos os quatro pontos mitológicos mais abordados e mais comuns que podem e devem ser superados para evitar bloqueios de mercado.

1 – Podemos dispensar a tecnologia

Entendemos que saber dialogar, abordar clientes e parceiros e investir em atividades artesanais pode gerar um importante diferencial a partir de fatores humanos, porém a tecnologia sempre será importante.

Quando falamos de tecnologia estamos indicando a importância desde o uso de uma folha de papel até um complexo sistema digital de integração de dados.

No contexto dos avanços das novas tecnologias de registro, produção e informação, a logística tem se tornado cada vez mais otimizada e automatizada.

Além dos sistemas de registros, podemos contar com redes de GPS, de geolocalização, TMS (Transportation Management System), WMS (Warehouse Management System) e de rastreamento de matéria-prima e de produtos para garantir o processo de entrega e o cumprimento de prazos.

2 – Podemos dispensar o planejamento

Dentre os mitos sobre logística, este é um dos mais ameaçadores. Tudo o que acontece e o que acontecerá de atividade profissional na empresa necessitará de planejamento.

O planejamento ajuda a prever fatores externos, ameaças, oportunidades, quantidade de carga no veículo, tempo de trajeto, prazos, cronogramas, pausas e outros fatores de tempo, quantidade e qualidade a serem avaliados.

Dessa forma, não dispense o planejamento para jamais reduzir a visão da empresa.

3 – Não precisamos nos preocupar com a percepção do cliente

Algumas empresas acham que a logística não influencia na percepção do cliente sobre a marca e atuação da empresa.

No mercado atual, os consumidores irão sempre se lembrar da empresa que facilitou o processo de compra, entrega, troca e demais condições, sendo o processo de planejamento e transporte fundamental para tais resultados.

4 – A empresa necessita ter frota própria

Dependendo do porte e do segmento de atuação, a empresa também pode atuar com frota terceirizada ou contratar serviços de transportadoras para viabilizar seus processos logísticos e acelerar suas entregas.

Atualmente, além de veículos existem empresas investindo no setor ferroviário, marítimo e até em drones para potencializar o processo de entrega.

Conclusão

Portanto, se você é empreendedor, gestor ou diretor de logística tenha bastante cuidado com os mitos sobre logística apresentados neste artigo, eles podem bloquear a visão da empresa e não ajudar no crescimento dos negócios.

Em todos os casos é importante avaliar o perfil da empresa, o perfil dos clientes e os fatores que formam o ambiente externo no mercado de atuação para verificar as verdadeiras necessidades para a formatação de um bom planejamento estratégico para o setor logístico da empresa.

Pensar bem ajuda a enxergar longe e a não confiar somente em crenças ou em opiniões ultrapassadas.

SIGA-NOS NO LINKEDIN

@deverhum-consulting

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>